fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
CEDIMVET comemora o Dia Internacional do Coelho

CEDIMVET comemora o Dia Internacional do Coelho

Escrito por  Set 24, 2021

SÃO CARLOS/SP - Todos os anos, o Dia Internacional do Coelho é comemorado no último sábado de setembro. A data visa promover e conscientizar a população sobre a proteção dos coelhos selvagens e domésticos.

O veterinário Fabio Nomura explica que na medicina veterinária, os coelhos exigem cuidados bem diferentes dos pets ditos mais comuns, como cães e gatos. “Tais cuidados englobam alimentação adequada, a pelagem e também evitar acidentes domésticos. Isso ocorre, principalmente, porque os coelhos são herbívoros e as doses e reações às medicações também são diferentes”, salienta.

Continua depois da publicidade

De acordo com o veterinário e sócio proprietário do CEDIMVET (Centro de Diagnóstico por Imagem Veterinário), Odair Confella Jr, os coelhos precisam de exames de Raio-X por diversos motivos, dentre eles, engolir corpos estranhos, fraturas de coluna ou patas e também avaliação dos dentes. Esse último item é o mais recorrente, visando acompanhar o crescimento dentário dos coelhos.

Foi esse o caso de Bunny, uma coelha de 5 anos. Sua tutora, Lia Hanna Martins Morita, conta que no início deste ano teve problemas com o crescimento dentário de Bunny. “Ela estava comendo e correndo menos que o normal. Por isso, levamos à Clínica Veterinária Melhor Amigo, que solicitou Raio-X no CEDIMVET. Foi aí que constatamos que a raiz dos dentes estava muito grande, precisando de cirurgia. O diagnóstico foi rápido e a recuperação também”, lembra.

Lia faz questão de mencionar que apesar deste susto com Bunny e com outros coelhos, não deixa por nada de ter esse pet de estimação. “Sempre gostei de coelhos e nada me fará mudar de ideia”, completa.

De acordo com o veterinário Fabio Nomura, a medicina preventiva é o melhor meio para evitar qualquer tipo de problema. “A avaliação periódica com veterinário especializado é essencial, pois ele vai orientar adequadamente, fazer exames de sangue, ultrassom, Raio-X e outros. Cuidar da alimentação, da higiene e ficar atento a qualquer mudança de comportamento ou sinal de doença também é muito importante”, finaliza o veterinário.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Outubro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31