SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, em parceria com a Fundação Educacional São Carlos (FESC), reativou nesta terça-feira (27/09), o ponto de inclusão digital (PID) do Centro de Referência da População em Situação de Rua (Centro POP).
A nova sala de inclusão digital conta com 5 computadores e vai oferecer cursos básicos de informática, apostilados, para os moradores em situação de rua que frequentam o local.
“Estamos retomando a oferta de cursos de informática que foram paralisados durante a pandemia da COVID-19. Vamos iniciar com capacitações básicas e conforme a demanda, podemos oferecer módulos mais avançados”, explica a secretária de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano.
O Centro POP realiza o acolhimento, atendimento e acompanhamento da população em situação de rua por uma equipe interdisciplinar. No local, as pessoas em situação de rua têm acesso à higiene, lavagem de roupas, guarda de pertences, acesso à documentação civil e encaminhamentos às diferentes políticas públicas, como saúde, trabalho e educação. Todos recebem o cartão do Bom Prato para a alimentação. Das 290 pessoas identificadas em São Carlos em situação de rua, 257 já possuem prontuário no Centro POP, sendo que 198 já foram atendidas esse ano por esse serviço.
O Centro fica localizado na rua São Joaquim, nº 818. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 17h. O telefone de contato é o 3307- 4795.