SÃO CARLOS/SP - O Centro de Referência para População em Situação de Rua – Centro POP – unidade coordenada pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e que realiza o acolhimento e promove a inserção dos moradores em situação de rua, em parceria com o Vozes, projeto de extensão do Laboratório de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (ATHO) da UFSCar, desenvolveu uma atividade durante a pandemia para aproximar estagiários e profissionais dessas duas equipes de trabalho com a finalidade de conhecer melhor a população em situação de rua e dar voz a essas pessoas através do Cader-Ninho.
O projeto foi a estratégia encontrada para diminuir o distanciamento social, melhorando a aproximação de outra forma que não fosse a presencial, mas que essas pessoas pudessem expressar suas vontades, necessidades, desejos e sonhos de um mundo melhor, mais humano e menos desigual.
O Cader-Ninho é personalizado e somente 10 pessoas em situação de rua participaram do projeto. Porém, foram mais de 20 pessoas envolvidas. “Dentro dele tem a história de cada um, de como o enxergamos através de suas potencialidades, seus desafios, suas necessidades que foi escrita por nós e que a partir de agora, pode ser escrita por eles como continuidade do processo de autoconhecimento. É uma construção coletiva de como o vemos e de como ele se vê. É um registro de sua história de vida”, explica a coordenadora do projeto, professora Carla Silva”.
“O projeto oportunizou de forma cuidadosa, aproximar pessoas da Universidade, do Centro Pop e os usuários, na construção do Cader-Ninho que contém histórias de vida da população em situação de rua em meio à pandemia. Num momento onde a orientação era ficar em casa e manter o isolamento social, juntos de forma virtual e presencial nós demos um novo sentido para o acolhimento e o cuidado de todos, sem perder o afeto e o compromisso social”, avalia a supervisora do Centro Pop, Ana Dellapina.
A equipe fez uma pasta personalizada que contém um estojo, dois cadernos, sendo que um deles conta sobre o Projeto e o outro a história de vida da pessoa em movimento, um marcador de página com uma frase de cada estagiário para a pessoa que vai receber.