Para a Enfermeira da Pediatria, Bruna Josiane de Lima, esses presentes ajudam no tratamento das crianças. “É uma felicidade presenciar a alta da Maria Eduarda, pois acompanhamos todo processo. A internação gera muito medo na criança. O brincar é fundamental, pois diminui a ansiedade. A equipe sempre oferece estratégias para tornar a internação menos difícil, e ajuda a criança a vivenciar esse momento. Como a Maria Eduarda gosta muito de pintar, o kit é um presente muito especial, pois veio para coroar a alta dela”, ressalta.
ESTRUTURA DA PEDIATRIA
Atualmente, a Pediatria conta com 10 leitos. A Sala de Procedimentos e a Brinquedoteca foram revitalizadas com a ajuda da Campanha Santo Lanche, realizada em 2019. Treze lanchonetes e restaurantes de São Carlos aderiram ao Projeto e arrecadaram, juntas, R$ 9.347,60. A Brinquedoteca ficou temporariamente fechada devido à pandemia. Mas foi reaberta para receber as crianças com todo cuidado e proteção.
A coordenadora de Enfermagem da Pediatria, Michela Pereira da Silva, afirma que os presentes oferecidos pelos doadores ajudam no processo de humanização durante o tratamento. “Para nós, a importância é de realmente fazer a criança feliz e fazer com que ela se sinta acolhida. Quando uma criança ganha um presente, conseguimos transformar esse tratamento em algo positivo. A criança consegue interagir ainda mais com a equipe e faz com que o tratamento adequado se torne mais leve. O espaço da Brinquedoteca também proporciona toda essa leveza dentro do ambiente hospitalar. Só tenho a agradecer à Faber-Castell por esses presentes e a todas as pessoas que ajudam a Santa Casa”, comenta a coordenadora.