fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Secretaria da Pessoa com Deficiência inicia 2ª etapa de distribuição do cordão do girassol e de autismo

Secretaria da Pessoa com Deficiência inicia 2ª etapa de distribuição do cordão do girassol e de autismo

Escrito por  Jun 05, 2023

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR) iniciou esta semana a segunda etapa de distribuição do Cordão de Girassol e do Cordão de Autismo. A primeira foi encerrada em janeiro deste ano com 100% do material disponível entregue aos portadores do Cartão Mais Acesso. Agora a meta é ampliar a oferta em relação ao número de cordões que foram entregues desde o ano passado até o começo de 2023.
O cidadão que é PCD (Pessoa com Deficiência), que possui uma deficiência não visível ou oculta (seja ela mental, intelectual ou sensorial), pode retirar gratuitamente um exemplar da fita na SMPDMR. É preciso apresentar o Cartão Mais Acesso para garantir o benefício. A Secretaria está localizada na avenida São Carlos, 1.800, no Centro. Esse serviço é oferecido das 8h às 16h com a identificação do interessado. Além de seguir a padronização visual, os cordões possuem um grampo galvanizado em uma das extremidades e um porta-crachá.
O Cordão de Girassol é um instrumento auxiliar de orientação para identificação de Pessoas com Deficiência (PCDs), seja ela uma deficiência não visível ou oculta. Em São Carlos é um direito adquirido que foi regulamentado pela Lei Municipal nº 20.274 de 31 de agosto de 2021 de autoria do vereador Djalma Nery. É uma faixa estreita de tecido verde com desenhos de girassóis.
Já o Cordão de Autismo é também uma fita de identificação. Como o símbolo do autismo é reconhecido mundialmente, as pessoas saberão que quem o usa possui uma condição que merece uma maior atenção na comunicação e na interação social. Formada por peças do quebra-cabeça em diferentes cores vivas e brilhantes, representa a diversidade, a inclusão social, a esperança e a conscientização da sociedade como um todo.
A SMPDMR disponibiliza o Cordão de Autismo para as pessoas que preferem essa ferramenta de identificação. A fita da conscientização é um símbolo do autismo criada em 1999 e utilizada amplamente até hoje. 
O Cordão do Girassol e o Cordão de Autismo foram criados com objetivo de facilitar e humanizar o atendimento às pessoas com alguma condição de saúde não perceptível facilmente pelos que estão ao redor. A ideia é poder reconhecer com mais facilidade quem precisa de mais suporte em espaços públicos ou no ambiente privado. O acessório também busca oferecer mais assistência e segurança a essa parcela da população.
“A primeira etapa da campanha antecedeu à celebração do mês de conscientização sobre o autismo que ocorreu em abril e até o final do ano vamos continuar a oferecer de graça o Cordão de Girassol e o Cordão de Autismo que é mais um serviço ao nosso público, pois queremos desenvolver cada vez mais políticas públicas para atender as pessoas com deficiência”, afirma Lucinha Garcia, Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.