A Praça compreende uma área retangular de quase 10 mil m², indicada pela Prefeitura de São Carlos, também parceira da iniciativa. "A recém-criada 'Praça dos Amigos' se localiza numa região periférica da cidade de São Carlos e, por ser uma área relativamente nova, sofreu a supressão de vegetação nativa, o que é comum em áreas de expansão urbana. Assim, a região dessa nova praça apresenta uma grande carência de árvores, tornando o local mais árido, com muita poeira e pouca sombra", explicam Andréa Lúcia Teixeira de Souza, professora do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da UFSCar e coordenadora do projeto de extensão, e Gustavo Galetti, doutor em Ciências Ambientais pela UFSCar. "O plantio de árvores tende a amenizar essas condições adversas ocasionadas pela falta da vegetação e atrair aves e outros animais, o que, além de contribuir para a melhoria paisagística do local, tende a aumentar o bem-estar da população, especialmente para aqueles que vivem na vizinhança da praça", completam.
A quinta edição do projeto teve início em dezembro de 2020, quando foram plantadas no local 135 árvores. "No entanto, ocorreu uma grande mortalidade de mudas, em função do ataque de formigas cortadeiras, da seca de 2021 e pelas próprias pessoas que frequentam a praça, restando apenas 70 mudas originalmente plantadas. Em dezembro de 2021, o local ganhou mais 80 mudas. E, em dezembro de 2022, iremos fazer um novo plantio para termos 150 árvores vivas no local", contabiliza Celso Rizzo, coordenador do projeto e sócio do Rotary - Pinhal. Os plantios complementares ocorrem "justamente para que, no mínimo, as árvores que representam os 85 homenageados consigam sobreviver após o término do projeto, previsto para janeiro de 2023".
A área, segundo o rotariano, não apresenta calçamento ou outras benfeitorias. "Na realidade, a própria população não tem cuidado do local, pois ainda há grande descarte de lixo e entulho. O projeto não se propõe a limpar o lixo/entulho do local, pois não tem recursos para isso, mas apenas fazer o cuidado/replante das árvores e, em parceria com a Prefeitura Municipal, o corte do mato para não atrapalhar o crescimento das árvores", analisa. "O tema escolhido, Praça dos Amigos, foi justamente para selecionar e sensibilizar os interessados em participar do projeto desinteressadamente, que tenham consciência das dificuldades de manter o local, ou seja, verdadeiros amigos que se unem para tentar melhorar as condições de vida da população local por meio dos benefícios que as árvores trazem ao espaço urbano".
Com a Praça dos Amigos, os parceiros totalizam a realização de cinco projetos no período de 2017 a 2022 (Praça das Mães e das Mulheres; Praça dos Pais e dos Filhos; Praça dos Advogados; e Praça dos Professores). "Esta edição é a que apresenta os maiores desafios para a manutenção das árvores plantadas. Temos de trabalhar não apenas os cuidados das árvores, mas também ajudar na conscientização da população local de que o espaço pertence e precisa dela e que as árvores irão melhorar a qualidade de vida de todos", avalia Rizzo.
Inauguração
O evento que inaugura o projeto Praça dos Amigos é aberto ao público. A praça está localizada no bairro Arnon de Mello (entre as ruas Francisco Possa e Loegrin Marino e entre as avenidas João Dagnone e Dr. Gildney Carreri), em São Carlos. A quinta edição conta com a parceria especial da empresa DNA Consult. Mais informações sobre o evento e sobre o projeto podem ser solicitadas a Celso Rizzo, pelo telefone (16) 99101-2384 (também WhatsApp) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..