SÃO CARLOS/SP - A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável recebeu na última quarta-feira (16/10), 106 alunos do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da USP São Paulo, além de 4 professores, 4 monitores e 6 convidados da universidade.
Os alunos vieram conhecer o horto municipal, a Fábrica de Artefatos de Cimento e a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (FAC/URE) da Prohab, local onde são processadas 250 toneladas por dia de resíduos sólidos provenientes da construção civil, e produzidas bica corrida, pedras números 1 e 2 e areia, a maior parte da produção é utilizada pela Prefeitura na pavimentação de estradas vicinais, ruas e na base para pavimentos.
Já o Horto Municipal tem cerca de 20 mil mudas de variadas espécies nativas, ornamentais e frutíferas. A distribuição é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h. É preciso ser morador de São Carlos e apresentar comprovante de residência. Cada pessoa pode levar uma muda para casa por mês.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Júnior Zanquim, os alunos vieram conhecer como funciona um órgão público ambiental.
“O nosso diretor de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Gustavo Pedrino Braga e a Elen Regina Pilegi Neves, do Departamento de Gestão Ambiental, acompanharam os estudantes e mostraram como funciona o Horto e a usina da Prohab, além de explicar como fazemos os licenciamentos, as compensações e os programas desenvolvidos no município nessa área.