fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Embrapii-UFSCar realiza visita em fábrica de fios no interior paulista para estabelecer nova parceria Foto: Acervo Embrapii

Embrapii-UFSCar realiza visita em fábrica de fios no interior paulista para estabelecer nova parceria

Escrito por  Abr 02, 2024

Projeto com a Asta envolve tratamento do solo e readequação do processo atual de produção e destinação de resíduos

 

SÃO CARLOS/SP - No último dia 26 de março, a unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizou visita técnica à empresa Asta, na fábrica localizada na cidade de Cerquilho (SP). A empresa produz fios e cabos destinados a enrolamentos de motores, transformadores e geradores e sua qualidade é reconhecida nacional e internacionalmente. A equipe da Embrapii-UFSCar-Materiais visitou as instalações da fábrica e agora vai propor projeto que envolve a adequação da destinação dos resíduos da produção, tratamento e descontaminação do solo.
A unidade da Asta em Cerquilho possui três estágios: trefilação (tração das peça e estiramento do material); esmaltagem (isolamento térmico e elétrico dos fios) horizontal e vertical; e laminação (operação para enrolar o fio e passar uma camada de papel). O problema apresentado ela empresa foi a constatação de um rompimento que gerou a contaminação do solo por óleo, entre as trefilações 2 e 3. A partir do ocorrido, o objetivo da parceria entre a Asta e a Embrapii-UFSCar é promover o destino correto do solo contaminado, buscando viabilidade técnica e econômica. Paralelo a isso, a empresa já procura formas de tratar o solo sem a necessidade de removê-lo.
Atualmente, a Asta tem um plano de tratamento que consiste na desativação temporária de algumas máquinas da fábrica, para tratamento do solo contaminado, reposição de solo novo. De acordo com a Asta, "além dos custos desse processo, a desativação temporária das máquinas é uma preocupação da diretoria de operações da empresa". É nesse cenário que o projeto da Embrapii-UFSCar será elaborado de forma a elaborar uma proposta que garanta a qualidade já consolidada da empresa, estabelecendo operações que assegurem a não contaminação do solo e o descarte correto dos resíduos gerados na produção.  
A equipe Embrapii-UFSCar foi  representada pelos professores Ernesto Pereira e Pedro Fadini, que foram recepcionados pelos profissionais da Asta Nilton Menezes, gerente de ESG (Ambiental, Social e Governança); Luciane Stopa, técnica de Segurança do Trabalho; Marcos Vinícius da Silva, biólogo; e Fernanda Barros, geóloga responsável pelo projeto de descontaminação.

Embrapii
Criada em 2020, a Unidade Embrapii UFSCar-Materiais é vinculada ao Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) do Campus São Carlos da Instituição. Dentre seus objetivos permanentes, estão a realização de pesquisa, inovação e desenvolvimento na área de Materiais; busca de novos parceiros e empresas para o desenvolvimento de projetos; e a formação de mão de obra qualificada, incluindo estudantes de graduação e pós-graduação. A Unidade foi criada no âmbito de um expressivo histórico de pesquisa, inovação e desenvolvimento na área de materiais, executados por diferentes departamentos ligados ao CCET, muitos deles em parceria com empresas de diferentes ramos.
Atualmente, a Embrapii UFSCar já contabiliza mais de 15 projetos, em andamento e já finalizados, e conta com 150 integrantes, entre servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduandos. Todas as informações sobre a Unidade podem ser acessadas em www.embrapii.ufscar.br ou no Instagram (@ embrapii_ufscar_materiais).

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.