fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
USP abre inscrições em curso preparatório para modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica

USP abre inscrições em curso preparatório para modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica

Escrito por  Assessoria de Comunicação ICMC-USP  Abr 02, 2024

SÃO CARLOS/SP - Estimular os estudantes do ensino fundamenta I e II, médio e técnico a trabalharem em equipe para construir robôs e programá-los. Esse é o principal objetivo da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), e quem deseja participar da iniciativa pode se inscrever no curso Preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica – Modalidade Prática.

Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, com apoio da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), a iniciativa está com inscrições abertas até dia 10 de abril. Para se inscrever em uma das 100 vagas disponíveis, é necessário preencher o formulário disponível no sistema Apolo da USP por meio deste link icmc.usp.br/e/02566. Depois, é preciso gerar o boleto pelo sistema e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 20. O comprovante de pagamento deve ser enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Alunos provenientes de escolas públicas podem solicitar isenção da taxa de inscrição, desde que sejam um dos primeiros a se inscrever no curso e apresentem comprovação. Para solicitar a isenção, o interessado deve enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o comprovante de matrícula. A isenção será concedida para pelo menos 10% dos alunos matriculados.

As aulas do curso acontecerão presencialmente, aos sábados, de 13 de abril até 25 de maio, das 9 às 12 horas. Entre os tópicos que serão abordados estão a montagem de dois tipos de robôs (PETE Alpha e Arduino), que são os mais comumente usados nas competições da OBR, e noções de programação, em que serão apresentados os principais comandos para controle desses robôs. Além disso, os participantes vão treinar aplicações práticas, em que aprenderão a programar os robôs para seguir uma linha reta, realizar uma curva, desviar de um obstáculo e subir em uma rampa.

Na seleção dos participantes do curso, terão prioridade os alunos que estão cursando do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio e que desejam participar da OBR. As vagas restantes serão preenchidas pelos demais interessados, respeitando a ordem de inscrição. Também serão aceitas inscrições de professores ou responsáveis coordenadores das equipes.

Coordenado pela professora Roseli Romero, o curso será ministrado pelo mestre em ciência da computação Raphael Montanari, do Centro de Robótica da USP, e pelo estudante de engenharia elétrica Guilherme Pereira Loredo, da EESC. 

Vale destacar que, desde 2019, a USP passou a oferecer vagas adicionais para ingresso em seus cursos de graduação a quem participa de olimpíadas acadêmicas internacionais e nacionais, tal como a OBR. A seleção é realizada por meio de um sistema de pontuação que tem como base, no caso de uma competição nacional, a medalha obtida pelo aluno. Para saber mais sobre essa forma de ingresso, acesse o site da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest).

 

Mais informações:
Saiba mais sobre o curso: https://icmc.usp.br/e/52495
Inscrições: icmc.usp.br/e/02566
Dúvidas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.