O evento destina-se aos residentes, preceptores, orientadores e gestores das redes de ensino parceiras do Residência Pedagógica da UFSCar e aos interessados em conhecer melhor o programa.
A programação é híbrida, com eventos online, pelo YouTube, e presenciais (em cada campus), e pode ser consultada no site https://sites.google.com/
Sobre o Programa
O Programa Residência Pedagógica é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e busca contribuir com o aperfeiçoamento da formação inicial de professores e professoras da Educação Básica nos cursos de licenciatura. Cada projeto institucional possui duração de 18 meses.
Na UFSCar, o Programa é coordenado pela professora Isadora Valencise Gregolin, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME), e conta, atualmente, com 315 residentes bolsistas de 15 cursos de licenciatura dos campi Araras, São Carlos e Sorocaba, 63 professores de escolas públicas e 23 docentes de diversos departamentos da UFSCar.
"O Programa é voltado a alunos de licenciatura a partir da metade do curso e visa possibilitar maior imersão nas escolas parceiras. Assim, pretende-se aprofundar a formação teórico-prática dos futuros professores, de forma mais contextualizada e em parceria entre professores das escolas e docentes da universidade", detalha Gregolin.
Segundo ela, os residentes desenvolvem, com orientação de docentes da UFSCar e supervisão de preceptores em escolas públicas parceiras, atividades como planejamento de aulas e atividades didáticas, elaboração de materiais didáticos, regência de aulas, acompanhamento e avaliação de atividades de alunos, estudos teóricos e metodológicos sobre os currículos das escolas e pesquisas sobre temáticas emergentes a partir da imersão nas escolas.