A obra é "uma das primeiras inciativas de reunião de experiências de implantação de novas universidades no Brasil relativas a um período fecundo de experimentações pedagógicas, metodológicas e arquitetônico-urbanísticas que decorreram do engajamento do governo federal e das instituições de Ensino Superior brasileiras (...). Exibe estudos referentes a nove universidades federais brasileiras criadas, ou que passaram por expressiva expansão entre 2004 e 2014", descrevem os organizadores na apresentação do livro.
Entre essas nove universidades federais brasileiras, está a UFSCar, com seu Campus Lagoa do Sino, cujo processo de implantação foi abordado no capítulo "Expansão UFSCar e o impacto na urbanização: Campus Lagoa do Sino", de autoria das professoras Luciana Gonçalves, do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) e da Secretaria Geral de Gestão do Espaço Físico (SeGEF) da UFSCar, e Yovana Saavedra, do Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Lagoa do Sino da Instituição.
De acordo com Saavedra, a elaboração do capítulo foi baseada em pesquisa bibliográfica, documental e ex-post facto (a partir de fato passado) para identificar e analisar os impactos do Campus Lagoa do Sino referentes a questões ambientais, sociais e urbanísticas em Campina de Monte Alegre, município mais próximo do campus e onde mora aproximadamente 90% da comunidade universitária. "Além disso, usamos materiais desenvolvidos por outros professores do Campus sobre esses impactos e construímos uma matriz SWOT para identificar as principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à presença do campus universitário na região", completa a docente.
"Nosso principal objetivo foi mostrar como uma universidade, propulsora de conhecimento, enfrenta diversos desafios nas áreas ambiental, social, econômica e cultural quando decide implantar um novo campus em determinada região, nesse caso específico, o Campus Lagoa do Sino, que está localizado em uma zona rural e próximo a pequenos municípios, pertencente à Mesorregião de Itapetininga", diz a pesquisadora da UFSCar.
Ela afirma que os resultados apresentados no capítulo evidenciam como o Campus tem ajudado a melhorar a capacidade educacional da região, além dos impactos positivos diretos e indiretos nos Indicadores de Desenvolvimento Humano e no desenvolvimento regional. "No entanto, ainda são necessários mais estudos para identificar e analisar mais potencialidades e desafios", aponta a docente.
Segundo os organizadores "um dos objetivos da publicação é oferecer às universidades (...) um conjunto de reflexões sobre essas experiências [de expansão] a partir da exposição e análise crítica dos processos envolvidos em cada caso, trazendo as suas características mais marcantes, adotando um adequado distanciamento temporal e uma estratégia metodológica apropriada. Sua leitura é indicada igualmente a gestores públicos municipais, metropolitanos, estaduais e federais, que lidam com o planejamento urbano, mobilidade, empreendimentos de impacto nas cidades e a sustentabilidade". A obra está disponível na íntegra neste link (https://bit.ly/3BWWGvt).