SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos, em parceria com o Centro de Referência em Saúde e Ensino de Pesquisa Integrada de Araraquara (CRESEP) e apoio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na terça-feira (12/08) o primeiro treinamento de voluntários para o projeto “Ver para Aprender”.
A iniciativa vai atender crianças de 4 a 8 anos da rede municipal de ensino, por meio de triagens visuais realizadas nas próprias escolas. O projeto, idealizado pelo CRESEP e já implantado em outros municípios paulistas, oferece atendimento oftalmológico gratuito e de qualidade, incluindo exames e óculos para casos diagnosticados com necessidade de correção visual.
De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Herica Ricci Donato, a capacitação dos voluntários — em sua maioria estudantes da área da saúde — é a primeira etapa antes do início das ações nas unidades escolares.
“A rede municipal conta com 7.782 alunos nessa faixa etária, por isso precisamos de muitos voluntários. Caso a criança apresente dificuldade para enxergar, será encaminhada ao oftalmologista. A intenção é começar os atendimentos em setembro, priorizando prevenção e diagnóstico precoce de doenças oculares”, afirmou.
A assessora do deputado estadual Capitão Telhada, Patrícia Lafúria, articuladora do projeto, acompanhou o treinamento.
“Estamos unindo forças para garantir que nenhuma criança fique sem diagnóstico e tratamento adequados. Esse é um trabalho que transforma vidas”, disse, reforçando que óticas interessadas em montar os óculos devem procurar o Fundo Social.
Segundo Viviane Cavalcante, diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial da Secretaria de Saúde, agentes das Unidades de Saúde da Família (USF) também participarão da aplicação dos testes nas escolas de seus respectivos territórios.
Para o secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, a ação vai muito além do atendimento clínico.
“Quando cuidamos da visão das crianças, abrimos novas janelas para que enxerguem o mundo com clareza e oportunidades. Este projeto é sobre sonhos, aprendizado e qualidade de vida”, destacou.
Coordenado pelo oftalmologista e pesquisador Dr. José Augusto Cardillo, o projeto mobiliza médicos do CRESEP, voluntários, óticas parceiras, lideranças comunitárias, o gabinete do deputado estadual Capitão Telhada e gestores municipais. A implantação em São Carlos também conta com o apoio da vereadora Cidinha do Oncológico.
Interessados em atuar como voluntários podem se inscrever pelo telefone (16) 3372-0865.