Tendo como objetivo promover o intercâmbio cultural junto à comunidade acadêmica e à comunidade são-carlense, o evento busca promover trocas de ideias, conceitos e experiências concretas que possam evidenciar, por meio do debate, das manifestações culturais, das informações apresentadas e das temáticas discutidas, a presença dos estudantes indígenas, que vai muito além da luta pela obtenção do título acadêmico, pois passa pela difusão de valores ligados à diversificada cultura dos povos indígenas do Brasil.
Os debates acontecem nos três dias do evento, pelo Canal do YouTube (https://bit.ly/3QGbGXr). No dia 28/6, às 19 horas, ocorre a mesa de abertura. Em seguida, acontecerá o ritual de abertura com o Povo Pataxó da Aldeia Boca da Mata. Às 20 horas, está prevista a mesa-redonda "O protagonismo e autonomia das mulheres indígenas na pesquisa científica". No dia 29/6, às 19 horas, será realizada a mesa-redonda "Arte indígena para inspirar o olhar e o sentir". E no dia 30/6, também às 19 horas, ocorrerá a mesa-redonda "Ritualidades e Literaturas Indígenas". As inscrições podem ser feitas neste formulário eletrônico (https://bit.ly/3yi6AcI).
A parte cultural é no formato presencial. Estão previstas feiras de artesanatos e oficinas. A programação completa e demais informações podem ser conferidas no Facebook do Centro de Culturas Indígenas (CCI) da UFSCar (facebook.com/ufscarcci), organizador do evento e que conta com o apoio das pró-reitorias de Extensão (ProEx), de Assuntos Comunitários e Estudantes (ProACE) e de Graduação (ProGrad).