São oferecidas cerca de 130 vagas na Unicamp e outras 66 vagas na UFSCar. O ingresso específico é destinado às pessoas indígenas brasileiras que cursaram ensino médio integralmente em escolas públicas e que, também, devem comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital.
As inscrições gratuitas começaram no dia 1º de novembro. O formulário de inscrição estará disponível na página Vestibular Indígena 2024 (https://bityli.cc/mee) e deve ser preenchido até o dia até o dia 30 de novembro. É possível fazer até duas opções de curso, sendo que no Vestibular Indígena as opções não podem ser na mesma universidade, ou seja, é necessário escolher uma opção de curso na Unicamp e outra na UFSCar.
A prova do Vestibular Indígena Unificado 2024 será aplicada no dia 14 de janeiro de 2024, nas seguintes cidades: Campinas (SP), Campo Grande (MS), Recife (PE), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). A prova será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação.
Informações detalhadas sobre os prazos de inscrição, documentação e a relação de cursos ofertados pela UFSCar podem ser consultadas por meio do edital. Mais informações podem ser obtidas na seção Fale Conosco (http://www.prograd.ufscar.br/