Hoje em dia, a Fundação de Apoio gerencia 15 projetos vinculados à Embrapa e 39 projetos vinculados ao IFSP. Criado em 2008, o Instituto oferta Educação Profissional e Tecnológica, com cursos de formação inicial e continuada (extensão), qualificações de nível técnico e superior, de forma presencial e a distância (licenciatura e bacharelado), além de programas especiais de formação pedagógica, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática e pós-graduação lato sensu (especialização) e strictu senso (mestrado). São 37 campi ativos e mais de 62 mil estudantes matriculados.
Já a Embrapa, criada em 26 de abril de 1973, atua desenvolvendo pesquisas para superar as barreiras que limitam a produção de alimentos, fibras e energia no Brasil. Esse esforço ajudou a transformar o País, que tem hoje uma agropecuária que é uma das mais eficientes e sustentáveis do planeta, saindo de uma condição de importador de alimentos básicos para a condição de um dos maiores produtores e exportadores mundiais. Com foco em inovação, a Embrapa trabalha com uma extensa agenda de temas estratégicos, antecipando cenários e soluções. Trata-se de uma empresa de pesquisa, desenvolvimento e inovação focada na geração de conhecimentos que se traduzem em produtos, processos e serviços. A Embrapa ainda apoia tecnicamente a formulação, execução e monitoramento de políticas públicas de forma alinhada à sua missão.
"A FAI tem sido uma parceira estratégica para o Instituto Federal de São Paulo na concretização de projetos, muitos deles fechados em cooperação com outras entidades e empresas. A Fundação tem ajudado tanto na gestão dos recursos, quanto no ajustamento de termos jurídicos. O conhecimento que a equipe da FAI já possui nesse tipo de atividade tem sido um diferencial para encontrarmos os melhores caminhos. O IFSP tem a missão de promover o desenvolvimento territorial de onde está inserido e a Fundação de Apoio tem colaborado no cumprimento desse objetivo. Torcemos para que essa colaboração siga por um longo caminho", afirma Eder Sacconi, diretor executivo da Agência de Inovação do IFSP.
"A FAI tem nos apoiado fortemente no desenvolvimento de projetos de inovação junto com empresas privadas, chamados de Tipo III na Embrapa. Como a parceria é recente, os processos estão sendo construídos em conjunto e a equipe da Fundação tem se mostrado sempre muito disponível para nos explicar as normas, realizar as adequações necessárias e buscar soluções que atendam às nossas necessidades, cumprindo todas as exigências legais. Tem sido uma experiência muito gratificante trabalhar com a FAI e esperamos que essa parceria prospere e gere ainda mais resultados de excelência", conclui Suzane Ellen Bertoni, Supervisora do Núcleo de Apoio à Programação da Embrapa Instrumentação.