SÃO CARLOS/SP - No último fim de semana, dias 10 e 11 de setembro, a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Pró-Memória, com o apoio da ASCFER (Associação São-Carlense de Ferreomodelismo) realizou, na plataforma da Estação Ferroviária, o 13º Encontro de Ferreomodelismo de São Carlos.
Nesta edição, 20 expositores de São Carlos e de cidades como Piracicaba, São Paulo, Pirassununga, Mococa, Monte Mor, Santa Bárbara d’Oeste, entre outras, apresentaram suas maquetes.
Os visitantes, além ver as maquetes, puderam conhecer as tendas com produtos relacionados ao ferreomodelismo e se deliciar com os produtos da praça de alimentação. Outro atrativo foi a locomotiva “Maria Fumaça 821”, instalada na plataforma da Estação Ferroviária.
Para o expositor de Mococa, Ricardo Bernardes, o evento de São Carlos é um marco no ferreomodelismo, sendo o maior do Brasil. Aqui conseguimos reunir expositores e lojistas de várias cidades do estado de São Paulo e amantes do ferreomodelismo de todo o país. Em São Carlos trocamos experiências e compartilhamos histórias e conhecimento”, relatou o expositor.
Já para o visitante Markus Fernando, de Aparecida do Taboado no Mato Grosso do Sul, o evento de São Carlos já faz parte do seu calendário. “Desde 2014 venho participar do evento. Faço parte de um grupo de amantes desse transporte e o ferreomodelismo reproduz características que compõem o universo ferroviário em escala, ou seja, em proporções reduzidas. Para quem gosta de trens de verdade, esse hobby é um prazer”, contou o visitante.
Segundo a diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Leila Massarão, o evento foi um sucesso. “Novamente conseguimos atrair um grande número de pessoas, entre expositores e admiradores. Muitas famílias com suas crianças vieram ao encontro que reuniu mais de dez mil pessoas nos dois dias do evento”.
A Associação São-Carlense de Ferreomodelismo homenageou expositores de São Carlos e de outras regiões que faleceram em razão da COVID-19: Luiz Paulo Matas, Ocimar Carlos Pratavieira e Luiz Carlos Machado.
Em São Carlos o evento faz parte do calendário oficial do município desde 2008 por meio da Lei 14.523/08 de autoria do então vereador Lineu Navarro. Em virtude da pandemia da COVID-19 o evento não foi realizado em 2020 e 2021. Para a realização dessa edição o vereador Sérgio Rocha destinou emenda parlamentar no valor de R$ 15.000,00.