SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), através da Seção de Estradas Rurais (SER), elaborou o Plano Municipal de Adequação, Readequação e Conservação de Estradas Rurais, onde aponta e define todas as técnicas necessárias para o desenvolvimento das atividades de adequação e manutenção dessas vias.
O plano define que todas as estradas rurais do município, assim como as pontes rurais, receberão os serviços de adequação e readequação, em época de seca, entre os meses de abril e outubro de cada ano. Já em relação a manutenção das estradas, assim como das pontes rurais, que necessitam de serviços emergenciais, atendendo de forma contínua e intensiva todas as demandas vinculadas ao setor, serão realizados serviços, principalmente, na época das chuvas (primavera e verão), entre os meses de novembro a março.
Nos últimos anos, foram registrados índices pluviométricos muito acima das médias históricas registradas para os primeiros meses do ano, o que causou transtornos às estradas rurais e pontes do município. O excesso de chuva causa prejuízo aos produtores rurais, que não conseguem escoar sua produção, assim como a todos os munícipes que residem no setor rural do município, inclusive afetando diretamente os alunos da rede escolar, que necessitam de transporte para frequentarem a escola.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, na segunda quinzena de julho, dando continuidade a execução do Plano, realizou a manutenção da Servidão Pública da Fazenda Saltinho, na região da Conde do Pinhal, em toda sua extensão que totaliza 2,2 Km. Foram realizados os serviços de limpeza, capina e poda da vegetação das margens, suavização dos taludes, implantação de “camalhões”, execução de serviços de drenagem, aplicação, distribuição e compactação de material de granular (ARM – Agregado Reciclado Misto). O investimento foi de R$ 65.090,52.