fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Cacunda, espetáculo com Adnã Ionara acontece hoje, no Sesc São Carlos Foto-Beto Assembaixa

Cacunda, espetáculo com Adnã Ionara acontece hoje, no Sesc São Carlos

Escrito por  Maio 16, 2024

Com entrada grátis.

 

SÃO CARLOS/SP - Palavra de origem quimbundo, cacunda significa a curvatura acentuada nas costas, geralmente acometida como consequência da idade, abaulando o corpo. Nos terreiros, cacunda é Cacurucaia, entidade mais velha na seara da umbanda. Cacurucaia, mulher velha e ranzinza, é poeira que baila na curva do tempo, riscando seu ponto num encontro entre passado-presente-continuidade, aplacando a bonança e infortúnio para aqueles que a procuram.
Cacunda é uma dança que mobiliza o tempo e suas curvas, questionando e celebrando o peso que carrega a existência.

A construção do espetáculo tem como base os referenciais bibliográficos e simbologias afrodiaspóricas ligadas ao tempo e a memória, entendendo-a como construção social e coletiva, alteada na capacidade humana da recordação e do esquecimento.

A memória, cordão que gesta e delineia as curvas espiraladas do tempo, quando em culto, é responsável pela ancestralização de antepassados, firmando-se eco de existências antigas.

Narrativa de músculos, Cacunda, em escrevivências de arquejo, tem como arrumo as dobras e profundidades do livro “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves. Para além, o trabalho tem como fio condutor, dramatúrgico, muscular e esquelético o álbum “Padê” de Juçara Marçal e Kiko Dinucci.

“Padê”, álbum lançado em 2018, apresenta, com maestria, uma constante reatualização do que se pode entender por afro diáspora no Brasil: uma celebração frente a teimosa existência, mas nunca se esquecendo de onde se veio e como se deu, num constante baile entre princípio, permanência e eternidade. “Padê”, segundo nossa interpretação, faz alusão à palavra “Ipadê”. “Ipadê”, em uma perspectiva nagô de terreiro, significa “encontro”.

Um rito, dentro da comunidade, assentado enquanto um “encontro da ancestralidade”, comandado especificamente por mulheres. Ele, que antecede às grandes festividades do terreiro (vale ressaltar que só acontece vide a existência de ritos anteriores), reverência ancestrais primordiais, como Exu e as Grandes Mães Ancestrais, bem como os Ancestrais daquela comunidade de terreiro.

Ipadê, firmamento da existência do agora e de outrora, atua como operador das sobreposições das temporalidades, num constante movimento entre passado, presente e continuidade em que se dança com as costas abauladas.

 

Sinopse

(espetáculo solo, com execução de música ao vivo)

Cacunda, palavra de origem quimbundo, substantiva a curvatura acentuada nas costas, geralmente acometida como consequência da idade, abaulando o corpo. Dorso. É aquela que protege, dá abrigo, proteção. Dor. Lê-se como quem lança pragas, desejando o mal pelas costas. Nos terreiros, cacunda é Cacurucaia, entidade mais velha na seara da umbanda. Cacurucaia, mulher velha e ranzinza, é poeira que baila na curva do tempo, riscando seu ponto num encontro entre passado-presente-continuidade, aplacando a bonança e infortúnio para aqueles que a procuram. Cacunda é uma dança que mobiliza o tempo e suas curvas, questionando e celebrando o peso que carrega a existência.

Continua depois da publicidade

Cacunda, o que carregamos nas costas?

 

https://www.youtube.com/watch?v=9lg6DUKxTLY

 

Ficha técnica

Criação e interpretação: Adnã Ionara

Direção cênica: Adnã Ionara e José Teixeira

Provocação cênica: José Teixeira

Composição e execução de trilha musical: Yandara Pimentel, Otavio Andrade e Marcelo Santhu

Design e operação de luz: Karen Mezza

Operação de som: Pedro Flório

Produção Executiva: Wannyse Zivko (Arte & Efeito)

 

Serviço:

Data: dia 16 de maio, hoje.

Horário: 20h.

Ingressos: Grátis. Lugares Limitados. Livre

Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP

Mais informações pelo telefone: 3373-2333

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.