fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Defesa Civil de São Carlos participa da oficina preparatória para operação estiagem 2022

Defesa Civil de São Carlos participa da oficina preparatória para operação estiagem 2022

Escrito por  Maio 12, 2022

SÃO CARLOS/SP - A Defesa Civil de São Carlos participou no início dessa semana, no Centro Internacional de Convenções de Araraquara, da primeira fase da Oficina Preparatória para Operação Estiagem de 2022.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, reuniu líderes da Defesa Civil de 13 municípios da região central do estado. A oficina capacita os agentes para ações preventivas de queimadas urbanas em cobertura vegetal.

O treinamento faz parte da Operação Corta Fogo estadual. O estado de São Paulo conta com o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, instituído em 2010, que tem como objetivo diminuir os focos de incêndio no estado; reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundas das queimadas; proteger áreas com cobertura vegetal contra incêndios; erradicar a prática irregular do uso do fogo, respeitando o disposto no Decreto Estadual nº 56.571/2010; e fomentar o desenvolvimento de alternativas ao uso do fogo para o manejo agrícola, pastoril e florestal.

A Operação Corta Fogo, como é chamado este Sistema, é formada por diversos órgãos estaduais como a Coordenadoria Estadual de Proteção Defesa Civil (CEPDEC), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Fundação Florestal (FF) e o Instituto Florestal (IF). A coordenação do sistema é realizada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, por intermédio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade.  A articulação entre essas instituições ocorre por meio do Comitê Executivo, que tem como objetivo delinear ações integradas e complementares.

Continua depois da publicidade

Pedro Caballero, diretor da Defesa Civil de São Carlos, disse que essa capacitação está dentro do Plano de Contingências de Emergências de Inverno/Estiagem de São Carlos. “A nossa intenção é a melhoria no atendimento a emergências de incêndios deflagrados em área de cobertura vegetal, conjuntamente com os outros órgãos municipais e estaduais que fazem parte deste plano, incluindo o Ministério Público Estadual”, explica o diretor.

Ano passado São Carlos registrou 900 hectares de queimadas em mata verde. Para combater o incêndio de maior proporção, foram chamadas 80 pessoas e utilizados mais de 12 caminhões de combate a incêndio.

No curso foram ministradas aulas teóricas e práticas, com regras de segurança, deslocamentos em terrenos e também instruções sobre material básico de combate a incêndio. 

Os municípios que participam do treinamento recebem pontuação nos programas Verde Azul e Cidades Resilientes.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.