Evento on-line com foco no poder transformador da leitura será realizado de 13 a 17 de outubro, explorando assuntos como diversidade de gênero, inclusão, minorias, direitos humanos e saúde emocional; Senac São Carlos promoverá atividades nos dias 15 e 16
SÃO CARLOS/SP - Divulgada neste ano, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró Livro e do Itaú Cultural, aponta que apenas 52% dos brasileiros são considerados leitores, ou seja, leram ao menos um livro nos últimos três meses. Com o propósito de incrementar esse número, o Senac São Paulo promove a 5ª Semana Senac de Leitura, que ocorre entre os dias 13 e 17 de outubro de forma totalmente digital pelo seu canal do YouTube, no Microsoft Teams e nas redes sociais das unidades. A programação é gratuita e segue a temática Diversidade: muitas formas de ler e aprender o mundo.
Para o Senac São Paulo, assim como não existem barreiras para desenvolver novas habilidades profissionais que possam impulsionar um futuro mais próspero, a leitura é um bem precioso e transformador que pode estar presente em qualquer fase da vida, e de múltiplas maneiras. Por isso, como forma de levar e incentivar a leitura para todos, este ano o evento será on-line e contará com palestras e bate-papos relacionados a grupos minorizados, relações étnico-raciais, produções periféricas, representatividade, acessibilidade e biblioterapia. Na programação, os destaques são as produções de conteúdos acessíveis nas redes sociais, como debates, saraus, contação de histórias, oficinas de escrita e clubes de leitura.
A unidade São Carlos preparou três atividades virtuais para o público. No dia 15, às 18h, terá um bate-papo sobre Leitura e Moda Plus Size: desconstrução de padrões, no qual profissionais da moda discutirão a respeito do segmento Plus Size, refletindo sobre como a moda pode auxiliar na aceitação do corpo e na construção de narrativas mais inclusivas e, também, como a leitura pode colaborar com a ruptura de padrões estéticos construídos no imaginário social.
Já no dia 16, às 20h30, haverá a exibição da Leitura dramática: Casa de bonecas de Henrik Ibsen. Os docentes do curso Técnico em Teatro irão encarar o desafio de adaptar a leitura dramática de uma peça teatral para o meio digital, utilizando recursos disponíveis em tempo de isolamento social. No final do século 19, a peça abordada causou muita polêmica por denunciar a exclusão social das mulheres e por retratar a hipocrisia da sociedade burguesa.
E para quem quiser ampliar a discussão sobre a leitura dramática, também no dia 16, às 21h30, terá um bate-papo com os profissionais que idealizaram a atividade. Os participantes poderão compreender, por exemplo, como foi fazer a interpretação remotamente e quais os atuais desafios da nova forma dos espetáculos acontecerem.
Segundo a coordenadora da Semana Senac de Leitura, Cristiane Camizão Rokicki, o cenário atual reforça a importância do evento que visa estimular a prática da leitura, assim como elucidar questões relevantes para a sociedade em geral. “Desde sua criação, pensamos em realizar uma atividade capaz de abordar temas complexos e necessários com o maior número de pessoas, por isso, nada melhor do que uma conversa sobre diversidade na edição de 2020”, explica.
Para participar não há necessidade de inscrição prévia, apenas acesso à internet e interesse em leitura e diversidade, seja para fins pessoais ou profissionais. A divisão dos temas centrais é dada de acordo com cada dia do evento: sendo diversidade de gênero, inclusão, minorias, direitos humanos e saúde emocional, respectivamente. Consulte a programação completa em www.sp.senac.br/semanadeleitura.