SÃO CARLOS/SP - Moradores do bairro Jardim Araucária estão preocupados com os escorpiões que estão aparecendo na região nos últimos dias.
Segundo os moradores, devido o calor e chuva ao mesmo tempo escorpiões foram flagrados em algumas casas, na foto da matéria, foi em uma casa na Avenida Nicolau Chicrala.
“O escorpião encontrei entre os sapatos no guarda-roupas, mas ao vê-lo consegui matá-lo, porém se eu não vejo talvez ele me mataria. Outros vizinhos reclamaram da presença do animal no bairro” desabafou o morador.
Lembrando que na EMEB Dr. Alcyr Affonso Leopoldino, a direção adquiriu galinhas de angola para combater os animais.
Em caso de acidente
Após a picada de um escorpião o veneno provoca uma estimulação de terminações nervosas sensitivas o que determina o aparecimento de: dor intensa, edema e eritema discreto (vermelhidão), sudorese (aumento de suor) localizada em torno do ponto de picada e piloereção (arrepio) na região. Eventualmente podem ocorrer, mioclonias e fasciculações (contrações musculares incontroláveis) produção excessiva de saliva (começa a babar), e respiração ofegância e aumentada.
Caso ocorra um acidente com picada de escorpião lave a região com água e sabão e procure a unidade de saúde mais próxima para ser feita uma avaliação médica do acidentado e para que seja oferecido um tratamento de acordo com o protocolo de atenção ao acidentado por escorpião. Nem todos os acidentados necessitarão de soro antiescorpiônico, isso vai depender dos sinais e sintomas do paciente.