SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), iniciou essa semana uma campanha de descarte correto das radiografias (raio-x) ou “chapa” como são habitualmente conhecidas. O objetivo é orientar a população sobre a importância do descarte correto desse tipo de material.
Agora em todas as unidades de saúde foram disponibilizadas caixas de coletas de radiografias para que a população possa descartar em um local correto seus raios-x que não tem mais utilidade.
As radiografias podem ser descartadas em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Unidades de Saúde da Família (USF’s), Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), Centro Municipal de Especialidades (CEME), Centro de Especialidade Odontológica (CEO), nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Ambulatório Oncológico, nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) e Vigilância Epidemiológica.
Os filmes de raio-x, quando descartados de forma indevida, contaminam o solo e os lençóis freáticos, pois contém metanol, amônia e metais pesados como cromo e prata que são altamente poluentes e prejudiciais à saúde, pois se acumula no organismo, causando problemas renais, motores e neurológicos, além do fato que o descarte incorreto e a liberação desse material no ambiente é proibida pelas normas estabelecidas pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Ângela dos Santos, do Apoio de Saúde Bucal do DGCA, ressalta que com a utilização do prontuário eletrônico pela saúde, que é uma tecnologia utilizada para registrar e armazenar informações de pacientes, como histórico clinico, dados sobre consultas, resultados de exames, condutas e tratamentos adotados, não há mais a necessidade de guardar as radiografias para os tratamentos que não necessitam de um acompanhamento evolutivo.
“As unidades não vão ter mais os prontuários de papéis, os prontuários físicos, então a Secretaria de Saúde organizou uma maneira de recolher essas radiografias, que o usuário não for mais usar, de forma adequada para não descartar no meio ambiente, fizemos uma parceria com uma empresa especializada para retirar essas radiografias, reciclar e fazer o descarte correto desse material”, explica Ângela.
Todo esse processo, tanto da coleta como da reciclagem e descarte dos resíduos são feitos pela Recuperadora de Acetados RX 8s, sem nenhum custo para o município, cabendo os profissionais de saúde que vão receber as caixas, orientar a população fazer o descarte correto.