SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social coordenou na tarde da última segunda-feira (04/09), mais uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), que é uma ferramenta que reúne instituições que incidem sobre a política de segurança do município com o objetivo de ser um espaço de interlocução permanente do sistema de justiça criminal e os órgãos de segurança pública, para debater e propor ações de redução à violência e criminalidade.
Samir Gardini, secretário de Segurança Pública, explica que essas reuniões são extremamente importantes e necessárias, pois são discutidas questões de segurança que fazem parte do calendário mensal, como operações de escapamentos, bares, operações de sucatas, operações de praças, e hoje também se discute eventos, como a festa da Igreja São Nicolau de Flue, um evento de grande porte que necessita de ações cooperadas de várias instituições como a Polícia Militar, Guarda Municipal, Trânsito, entre outros, para que o planejamento operacional já fique praticamente pronto, diminuindo a possibilidade de erros.
Outro assunto importante e de grande complexidade é o simulado de áreas de risco de enchente que acontecerá no dia 30 de setembro, simultaneamente em três locais: área central, kartódromo e na Rotatória do Cristo.
A reunião do GGI-M faz parte do calendário de política pública nacional, todo o mês, ações são discutidas e planejadas para esse período, levando em conta os indicadores do mês anterior e necessidades do município, a partir desses dados são organizadas as operações.