SÃO CARLOS/SP – Nós últimos dias tem se falado pouco de falta d’água na cidade, o que causa estranheza, pois a falta de água continua em diversos bairros da cidade.
Nós da Rádio Sanca já noticiamos diversas vezes a falta d´água, inclusive no início da Pandemia do Coronavírus, quando as famílias dos bairros Santa Felícia, Vila Prado, Cidade Aracy e outros, estavam sofrendo com essa situação e não tinham água nem para tomar banho ou muito menos lavar as mãos, o que mostra o descaso com a população.
Nós já conversamos com o Presidente do SAAE Benedito Marchezin, inclusive a entrevista completa está no nosso facebook, e na oportunidade ele afirmou que a falta de água em São Carlos estava resolvida e ainda nos mostrou nos monitores, por onde é monitorado toda situação do abastecimento da cidade, e afirmou que naquele momento não estava com falta em nenhum bairro. Porém na mesma semana a Rádio Sanca recebeu a ligação de três moradores de bairros diferentes afirmando que não tinham água.
A situação mais recente foi em outubro, quando os bairros Santa Felícia e Cidade Aracy ficaram sem água e por intermédio da Câmara Municipal foram colocados caminhões pipa para suprir falta d’água que deveria ser dever do SAAE, não deixar faltar água a população.
Outra situação que ocorre com frequência em São Carlos e influencia diretamente na falta de água são os vazamentos, que estão distribuídos por toda cidade. O mais recente noticiado pela Rádio Sanca é um que estava localizado na Rua São Joaquim, com a Rua Jacinto Favoreto, quase em frente a rodoviária. Esse vazamento ficou aberto por dias e não foi concertado, se ocorre o mesmo com todos os outros que estão espalhados pela cidade, é fácil saber porque não tem água em vários bairros, mesmo assim o presidente do SAAE insiste em dizer que não é por conta dos vazamentos, e sim por excesso de consumo da população.
A Radio Sanca mais uma vez deixa o questionamento: Se os vazamentos de água não são problema e a falta de água é por excesso de consumo da população, isso significa que o SAAE não tem capacidade de abastecer a cidade de São Carlos inteira? O fornecimento de água é dever da autarquia e um consumo consciente é mais que necessário, porém, é por causa da população usar a água de forma indevida que falta água em grandes bairros da cidade?
O povo está cansado dessa situação, cansado de chegar em suas residências e não ter água nem sequer para lavar os alimentos, fazer a higiene básica, o que deveria ser dever da autarquia garantir esse bem essencial ao povo de São Carlos. Precisamos urgentemente que isso seja resolvido, pois os moradores de São Carlos não aguentam mais a falta de água e as desculpas dadas pela presidência da autarquia.