SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), em parceria com a VITA Engenharia e Consultoria Ambiental, promove no dia 2 de outubro, às 19h, no Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC – USP), a Oficina 2 – Síntese do Prognóstico do Plano Municipal de Coleta Seletiva de São Carlos (PMCS-SC).
O objetivo da Oficina 2 – Síntese do Prognóstico é apresentar os dois cenários prospectivos (tendencial e desejável) e coletar percepções sobre os caminhos futuros da coleta seletiva. Durante a oficina, os participantes poderão contribuir para a construção dos cenários desejáveis para a gestão de resíduos sólidos recicláveis, resíduos orgânicos urbanos e resíduos sujeitos à logística reversa.
A participação da população é fundamental para o sucesso do plano. Para este evento, as vagas são limitadas e é necessário se inscrever previamente pelo formulário: https://forms.gle/yUndTYYqjzPaqKn27
ETAPAS ANTERIORES – Durante a elaboração do PMCS-SC, estão previstos seis momentos de diálogo com a população e os atores interessados, sendo quatro oficinas e duas audiências públicas.
A 1ª Oficina, denominada “Situação Atual da Coleta Seletiva e da Logística Reversa no Município de São Carlos”, foi realizada no dia 22 de julho e apresentou a situação atual da coleta seletiva, do manejo de recicláveis e da logística reversa, com base em dados levantados e observações de campo.
No dia 27 de agosto, ocorreu a 1ª Audiência Pública, com a apresentação do Diagnóstico Técnico e Social. Foram expostos publicamente os resultados, abrindo espaço para perguntas, manifestações e sugestões da população.
Os documentos já elaborados do Plano Municipal de Coleta Seletiva estão disponíveis no site do SAAE (saaesaocarlos.com.br), na aba Serviços > Resíduos Sólidos > Plano Municipal de Coleta Seletiva de São Carlos – SP.
SOBRE O PLANO MUNICIPAL - O Plano Municipal de Coleta Seletiva de São Carlos (PMCS-SC) é um instrumento estratégico, mais detalhado que o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), com foco na melhoria da gestão dos materiais recicláveis, dos resíduos orgânicos e dos produtos sujeitos à logística reversa, como pilhas, baterias e pneus.
A partir de um diagnóstico técnico aprofundado, seguido de prognóstico e planejamento estratégico, o plano tem como objetivos reduzir a quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário, fortalecer a cadeia da reciclagem e fomentar a economia circular no município.
O presidente do SAAE, Derike Contri, convida e reforça a importância da participação de todos na elaboração do PMCS-SC. “Participar da elaboração do Plano Municipal é participar da construção de um futuro mais sustentável. É a oportunidade de redesenhar a forma como cuidamos dos nossos resíduos. A presença da população é essencial e faz a diferença.”