SÃO CARLOS/SP - Uma ação conjunta e planejada garantiu a segurança dos participantes da TUSCA (Taça Universitária de São Carlos) e reduziu os transtornos para a comunidade, bem como o número de ocorrências durante os quatro dias de competições e shows.
O planejamento da logística da TUSCA começou dois meses antes da festa, com a integração da Prefeitura de São Carlos, Ministério Público, Polícias Militar, Civil e Rodoviária, Corpo de Bombeiros e organizadores do evento. Diversas reuniões foram realizadas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, com acompanhamento do promotor de Justiça Sérgio Domingos de Oliveira.
O secretário adjunto de Segurança Pública e Defesa Social, Paulo Cesar Belonci, destacou o papel da Guarda Municipal na segurança externa e a inovação tecnológica testada durante o evento.
“A Guarda Municipal trabalhou na segurança externa do público. O evento também serviu para testar um novo sistema de reconhecimento facial, o qual poderá, em breve, integrar o sistema de monitoramento urbano do município de São Carlos. Foram detectadas mais de 80 mil faces”.
Belonci acrescentou que o sistema de segurança pública, montado em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, agentes de trânsito e Ministério Público, aliado à instalação de 60 câmeras de segurança pela organização, possibilitou uma festa sem maiores problemas.
A Polícia Militar atuou no policiamento ostensivo. O comandante do 38º BPM/I, tenente coronel Cesar Cardeal, em nota à imprensa, ressaltou a importância do planejamento. Em balanço oficial, o comandante destacou que, apesar da grandiosidade do evento, não houve ocorrências graves. Os incidentes registrados se restringiram a furtos de celulares no interior da Arena TUSCA e, em comparação ao ano anterior, houve redução de cerca de 30% nesse tipo de crime.
Além da segurança, medidas na área da saúde foram programadas para não sobrecarregar o sistema de urgência e emergência do município. Um ambulatório com equipamentos de estabilização, duas ambulâncias - sendo uma de suporte avançado - e uma tenda de acolhimento com psicólogos atenderam as emergências médicas durante a festa.
O Departamento de Fiscalização da Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura ficou responsável pelo licenciamento do evento. Toda a documentação solicitada ao organizador foi discutida com a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Seção de Trânsito e com os promotores Sérgio Domingos de Oliveira e Flávio Okamoto. “Fizemos vistorias durante todos os dias do evento em conjunto com a Polícia Militar e Guarda Municipal”, informou o diretor do Departamento de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela.
Sessenta ambulantes cadastrados na Prefeitura trabalharam na Arena TUSCA e outros 30 no Ginásio Milton Olaio Filho. Dezenove ambulantes não cadastrados e vindos de outras cidades foram retirados do evento. Além disso, 60 motoristas de transporte alternativo (vans) realizaram o transporte dos participantes. Também foram feitas vistorias para verificar o cumprimento do alvará de licença e do termo de ajustamento de conduta, elaborados em conjunto com a organização e a segurança privada.































