O documento ressalta que os incêndios “ocasionaram prejuízos inestimáveis à fauna e flora do município e, apesar de todos os esforços dos órgãos responsáveis pelo combate ao fogo, ficou evidente que São Carlos não possui estrutura adequada para enfrentar um desastre dessas proporções”. Os vereadores mencionam que “no mês de agosto deste ano ocorreram dez vezes mais incêndios do que em igual período do ano passado”.
Para discutir as causas e ações de prevenção foram convidados o Capitão Rangel Moreira Gregório, comandante do Corpo de Bombeiros; o promotor de Justiça Flávio Okamoto; o coordenador da Defesa Civil, Pedro Caballero; os secretários municipais Samir Gardini (Segurança Pública) e José Galizia Tundisi (Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação), o presidente da APASC (Associação para Proteção Ambiental de São Carlos), Bernardo Teixeira; e o 1º.Tenente PM Patrick Ricardo Gonçalves Barbosa.
Em função da pandemia, o evento será realizado no formato híbrido – virtual e presencial – e será transmitido ao vivo pelo Canal 8 da Net, pela rádio São Carlos AM 1450, online via Facebook e canal Youtube, por meio da página oficial da Câmara Municipal de São Carlos.
Também é possível ter acesso ao evento pela plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/