A audiência pública ocorreu na Escola Estadual Prof. Luiz Viviani Filho, no bairro Cidade Aracy, foi organizada pelo Promotor de Justiça Estadual, Flavio Okamoto, e pela Dirigente Regional de Ensino, Débora Blanco, e contou com a participação de pesquisadores do Centro de Estudos em Democracia Ambiental (CEDA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da professora Érica Pugliesi, do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da Universidade. Na oportunidade, ainda estavam presentes representantes da UFSCar, da Secretaria de Serviços Públicos, do poder legislativo local, da E.E. Prof. Luiz Viviani Filho e jovens embaixadores ambientais.
"Houve o comparecimento de cidadãos em número expressivo, de diversas idades e de várias localidades do município", afirmou o professor Celso Maran de Oliveira, coordenador do CEDA/UFSCar. "Diferente das Audiências que costumam ocorrer, em que o poder público fala e os cidadãos ouvem, houve uma inversão de posição: os cidadãos falaram e os demais ouviram. Desde seu início, os organizadores da audiência deram espaço de fala para os cidadãos, que apresentaram os problemas relacionados aos resíduos e deram suas sugestões para a solução dos mesmos. Os representantes do poder público presente (legislativo, executivo e Ministério Público) ouviram e recepcionaram as demandas cidadãs, com o compromisso de dar retorno o mais breve possível", contou o professor da UFSCar.
Segundo Oliveira, "esse formato de audiências públicas é inédito na cidade, onde os cidadãos não comparecem para serem simplesmente informados de algum assunto público, mas para serem consultados e congregados aos tomadores de decisão, em níveis elevados de participação popular, dentro dos ideais da democracia participativa".
Outra novidade foi que, durante a Audiência, os cidadãos puderam responder a um questionário do Ministério Público Estadual sobre os problemas ambientais do município e indicar suas possíveis soluções. O questionário está disponível para todos os moradores de São Carlos e pode ser respondido inclusive por pessoas que não participaram da Audiência Pública. O formulário online pode ser acessado através do link https://bit.ly/3FVvl1Y.
"Esperamos que momentos assim voltem a se repetir na cidade, com o envolvimento cada vez maior da população local", concluiu o professor da UFSCar. Mais informações podem ser obtidas junto à Diretoria de Ensino, Ministério Público Estadual ou com o CEDA/UFSCar pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..