fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Câmara decreta luto pela morte do ex-vereador e prefeito José Bento Carlos Amaral; fim de uma era da política são-carlense

Câmara decreta luto pela morte do ex-vereador e prefeito José Bento Carlos Amaral; fim de uma era da política são-carlense

Escrito por  Fev 17, 2024

SÃO CARLOS/SP - O presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral, decretou luto oficial de três dias no Legislativo são-carlense, pelo falecimento neste sábado (17) do ex-prefeito e ex-vereador José Bento Carlos Amaral, aos 92 anos.

Amaral chefiou o Executivo no período de 1º. de janeiro de 1969 a 23 de abril de 1970, quando foi afastado do cargo por ato discricionário do regime militar na vigência do AI-5. Havia sido eleito em 1968 como sucessor do prefeito Antônio Massei, seu grande amigo e de quem era considerado o “braço direito” nas gestões de 1952 a 1955 e de 1964 a 1968. Por três legislaturas exerceu mandatos de vereador na Câmara Municipal, de 1 de janeiro de 1960 a 31 de dezembro de 1963, de 1 de janeiro de 1964 a 31 de janeiro de 1969 e de 1 de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1996.

Marquinho Amaral, expressou profunda tristeza pelo falecimento de seu tio. “Ele era o único remanescente de uma geração de ouro que reunia Antonio Massei, Mário Maffei, Francisco Xavier Amaral Filho, Antonio Cabeça Filho, Vicente Botta, Ernesto Pereira Lopes, Antônio Adolpho Lobbe, Luís Augusto de Oliveira e Alderico Vieira Perdigão e tantos outros homens públicos dedicados e que amavam São Carlos”.

“Mais do que um familiar querido, tio Zé Carlos, como era carinhosamente conhecido, dedicou sua vida ao desenvolvimento da cidade, tanto no âmbito do poder executivo quanto no legislativo. Deixa um legado de dedicação, uma perda irreparável à partida do nosso tio que abre um vazio imenso em nossos corações” declarou Marquinho. “Sua memória será eternamente preservada por aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo e conviver com ele”.

O presidente da Câmara salientou que Zé Carlos deixa um legado de honradez e de resiliência, de alguém que nunca se curvou nem se abateu diante das dificuldades e decepções que lhe foram impostas na vida pública. Teve coragem, sempre foi leal aos amigos e ao povo de São Carlos”.

José Bento Carlos Amaral nasceu em São Carlos no dia 21 de março de 1931, filho de Francisco Xavier Amaral e Maria da Penha Carvalho Amaral. Era viúvo de Maria de Lourdes Grande Amaral e pai de dois filhos, José Bento Carlos Amaral Júnior e Léa Patrícia Amaral e avô de três netos. Pertenceu a uma família de grande atuação política na cidade: seu irmão Francisco Xavier Amaral Filho, foi diretor da Câmara por 44 anos, prefeito, vereador e presidente do Legislativo, cargo exercido, além de Marquinho pelo seu sobrinho Samuel Amaral, já falecido.

Amaral começou a trabalhar aos 11 anos no escritório de contabilidade de seu pai. Funcionário da Prefeitura durante décadas, o início na vida pública se deu ao lado de Antonio Massei e do ex-prefeito Alderico Vieira Perdigão.

Foi secretário geral da comissão de festejos do centenário de São Carlos em 1957 e, no mesmo ano, secretário dos Jogos Abertos do Interior, realizados na cidade. Foi diretor e presidente da Prohab São Carlos nas administrações dos prefeitos Vadinho de Guzzi e Dagnone de Melo, quando ganhou o apelido de “homem das casas”, responsável pela implantação dos conjuntos residenciais Arnon de Mello, Lourival Maricondi, Romeu Santini, Astolpho Luiz do Prado, São Carlos VIII, loteamento social Santa Angelina e casas em mutirão em Santa Eudóxia.

Como diretor da Prohab trabalhou na urbanização da ex-favela do Gonzaga (1990). Foi presidente do Grêmio Esportivo São-carlense por três anos, diretor administrativo da empresa Sinalume e agente regional do Citibank.

Na vida partidária, foi secretário e presidente dos diretórios municipais do PTN, PTB, PSP, Arena e PP. Presidiu a Associação de Amigos da Catedral, responsável pela reforma externa e iluminação da igreja em 2007.

Entre as obras realizadas durante os governos dos quais participou, estiveram a construção do novo mercado municipal, da estrada São Carlos a Ribeirão Preto, do viaduto Arnaldo Cerdeira (atual Viaduto Antonio Massei, ligando o centro à Vila Prado), do Pronto Socorro Municipal, do Teatro Municipal Dr.Alderico Vieira Perdigão, aberto em 1966 e inaugurado oficialmente em 1969 após obras realizadas por sua gestão na Prefeitura.

Em 1969, realizou a obra de captação de águas do ribeirão Feijão e instituiu a criação do SAAE. Também inaugurou o Parque Infantil Dona Carmelita Rocha Ramalho, na Vila Prado, a Avenida Salgado Filho, e trabalhou pela instalação da Universidade Federal de São Carlos.

José Bento Carlos Amaral como vereador, foi autor da lei que criou a bandeira do município, da lei que concedeu isenção de IPTU a aposentados e pensionistas e da lei que regulamentou o horário livre para o funcionamento do comércio. Também conquistou a pavimentação da Avenida Getúlio Vargas e a construção do CAIC da Cidade Aracy. Durante sua atuação como parlamentar e prefeito ofereceu apoio à APAE e à Santa Casa de Misericórdia.

Numa carta em que apresentou José Bento Carlos Amaral para concorrer às eleições de 1968, o prefeito Antonio Massei afirmou que o amigo e auxiliar “destacou-se pela sua lealdade, pela sua capacidade de ação e trabalho, pela sua honestidade e caráter exemplar, pela força de vontade, espírito de combatividade e amor que dedica às coisas públicas”.

“Zé Carlos é um moço de ampla visão e conhecedor profundo da administração municipal; honrado e digno, chefe de família, goza da simpatia e amizade de todos e é, inclusive, respeitado pelos seus adversários”, enfatizou Massei.

O falecimento de José Carlos Amaral neste sábado representa o encerramento de uma era prolífica da política de São Carlos.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.