fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Diretores de escolas municipais recebem orientações sobre vacinação contra a paralisia infantil

Diretores de escolas municipais recebem orientações sobre vacinação contra a paralisia infantil

Escrito por  Nov 13, 2024

SÃO CARLOS/SP - Para conscientizar os gestores das unidades escolares sobre a importância da vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil), as secretarias municipais de Educação (SME) e Saúde (SMS) em parceria com o Rotary Club de São Carlos, promoveram, na terça-feira (12/11) no auditório da SME, uma palestra sobre “Vacinação contra a Poliomielite”. O palestrante foi o médico urologista Guilherme Cleber Marconi para diretores das 62 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

Vale lembrar que a Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção e as escolas podem ser importantes ferramentas na conscientização sobre a prevenção à doença mesmo que esse não seja um papel exclusivo de educadores.

De acordo com os organizadores orientar no ambiente escolar e incentivar os pais ou responsáveis procurarem a unidade de saúde mais próxima para vacinarem seus filhos é uma importante estratégia para retomar as altas coberturas vacinais, reduzir doenças imunopreveníveis e fortalecer o microplanejamento com base na realidade local. 

“Essa parceria com o Rotary e Secretaria de Saúde é importantíssima porque os nossos diretores escolares são líderes em suas comunidades e escolas, exercem gestão eficiente de suas equipes, trazem a família para perto da escola e portanto, são agentes multiplicadores dessa responsabilidade que os pais devem ter para a vacinação dos seus filhos, garantindo o bem estar das crianças fundamental no empenho das suas atividades escolares”, salientou a secretária municipal de Educação Paula Knoff.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde a cobertura no município é 83,5% e a vacina contra a poliomielite de ser oferecida no esquema vacinal e esforços para crianças menores de 5 anos de idade. A 1ª dose aos 2 meses de idade, a 2ª dose aos 4 meses, a 3ª dose aos 6 meses e uma dose de reforço da vacina Poliomielite (inativada) VIP aos 15 meses de idade da criança.

“É fundamental que todas as crianças menores de 5 anos sejam vacinadas, já que esta é a única forma de prevenção. Também conhecida como paralisia infantil, a doença é causada por um vírus e pode infectar crianças e adultos. Desde 4 de novembro, o Ministério da Saúde substituiu as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb) por uma dose da vacina inativada poliomielite (VIP). O objetivo é alinhar o esquema vacinal às práticas já adotadas por países como os Estados Unidos e diversas nações europeias”, frisou Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde da SMS.

Para o médico Guilherme Marconi, além de poder contribuir com a informações e orientações “o objetivo final é que os diretores e professores estejam atualizados sobre as informações sobre a doença  e “estimulem os pais para levarem seus filhos nas unidades de saúde para receberem a vacina que é de ótimo padrão e considerada referência  na imunização de doenças no mundo inteiro”, disse.

Também participaram da palestra a ex-vereadora Laide Simões e outros servidores municipais da Educação.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.