SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos segue avançando em sua política de regularização fundiária. No último sábado (26), foi realizado o 2º Evento REURB 2025 no Centro da Juventude Lauriberto José Reys, com foco na regularização da Ocupação OEBUS, localizada na região sul da cidade.
Conduzida pelo secretário de Habitação Social e Regularização Fundiária, Rodson Magno, a iniciativa reuniu moradores da ocupação, lideranças comunitárias e representantes do poder público.
Estiveram presentes a vereadora Fernanda Castelano, o vereador Dé Alvim e a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gisele Santucci, reforçando o apoio institucional à causa.
“Foi mais um passo importante no caminho da legalização fundiária e da valorização de famílias que aguardam há anos por segurança e dignidade. Seguimos empenhados em dar voz e vez a quem mais precisa”, afirmou Rodson Magno.
A primeira reunião ocorreu no início deste mês com os moradores do Núcleo Esperança que se reuniram no CEMEI Deputado Vicente Botta para dar início ao processo de regularização. O objetivo foi garantir moradia legal e definitiva para cerca de 60 famílias que vivem na região do Santa Angelina, próxima ao campus 2 da USP.
Durante o encontro, foram detalhadas as etapas do processo: apresentação do projeto, cadastro das famílias, levantamento topográfico dos lotes, análise dos documentos e projetos, aprovação pela Prefeitura e cartório e, finalmente, a entrega da matrícula de cada imóvel aos moradores.
A ação integra o cronograma do REURB 2025, programa municipal que visa ampliar o acesso à moradia formal, promover a inclusão social e garantir cidadania às comunidades em situação de vulnerabilidade fundiária.
“A Regularização Fundiária não é apenas uma política pública. É o reconhecimento de direitos. É a valorização de quem constrói sua história, dia após dia, com muito esforço e dignidade, mesmo diante de tantas dificuldades”, acredita o prefeito Netto Donato.