A idealizadora deste evento foi Eliana Lopes que também é empresária e apresentadora de TV do programa nas “Entrelinhas com Eliana Lopes” disse que a ideia surgiu da necessidade de reconhecer heróis que praticam ações meritórias tanto no âmbito civil, empresarial e militar.
“Senti a vontade de estar mais próximo da ONU para ajudar neste trabalho maravilhoso que eles fazem a nível internacional e a ONU abraçou esta causa, e que realmente gostaria de participar e por isso foram convidados alguns empresários para estar juntos, tenho certeza que mais empresários estarão juntos nas próximas oportunidades”, disse a apresentadora Eliana Lopes.
A abertura da solenidade foi feita pela própria apresentadora, que em seguida passou a palavra para ao assessor de imprensa da ABFIP/ONU, Rafael da Silva Batista (que também é boina azul) o qual passou a palavra ao presidente da ABFIP/ONU, Walter Mello de Vargas que contou a história da instituição.
“No último dia 24 de outubro completamos 36 anos, no Dia da ONU, fomos fundados com o objetivo de enaltecer nossos Heróis Boinas Azuis que se dedicaram em missões de Paz. Esta é a ABFIP, uma organização focada em enaltecer estes homens e mulheres que muitas vezes não são reconhecidos, que colocam em risco suas próprias vidas pela liberdade e segurança”, declarou Walter Vargas.
Vargas ainda falou que o objetivo da ABFIP em entregar as honrarias às quatro personalidades de São Carlos foi uma forma de homenagear todas as pessoas que têm destaque na sociedade, principalmente autoridades que desenvolvem em conjunto um trabalho social para a comunidade, além de demais militares e forças armadas que integraram as forças de paz da ONU nas missões de paz no Brasil e exterior.
Lucão Fernandes enalteceu o trabalho da associação e agradeceu o convite para participar deste importante evento. “Para mim é uma honra estar prestigiando esse evento e participar dessa homenagem a essas quatro importantes personalidades da nossa sociedade. Agradeço muito à ABFIP/ONU pelo convite”, finalizou Lucão.
As Forças Internacionais
As Forças Internacionais de Paz da ONU foram criadas no Brasil em 22 de novembro de 1956, pelo presidente Juscelino Kubitschek, para integrar a Força de Emergência das Nações Unidas no Egito. Walter Mello de Vargas o presidente da ABFIF integrou o último contingente da Força de Paz que atuou durante dez anos nessa região, com participação na Guerra dos Seis Dias, que envolveu Egito e Israel em 1967. A partir daí, os "boinas azuis" estiveram em países em conflito ou situações de risco da América Latina, África, Leste Europeu e Oriente. Para preservar a memória dos ex-combatentes e realçar os valores cívicos, surgiu a ABFIP, em 1985.