fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Alimentação saudável auxilia bem-estar em épocas frias e de tempo seco

Escrito por  Maio 04, 2021

 

Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas são fundamentais para a imunidade e qualidade de vida

SÃO CARLOS/SP - O outono chegou e, em breve, o inverno trará frentes frias e tempo seco, ampliando os problemas respiratórios, devido às variações de temperatura e à baixa umidade do ar. Manter o sistema imunológico fortalecido e equilibrado, por meio de uma alimentação saudável, pode ser a chave para evitar tais problemas.

Marina Zanoni Macedo, docente da área de nutrição e gastronomia do Senac São Carlos, explica que o sistema imunológico é composto por barreiras físicas como a pele e a mucosa do sistema digestório e as células de defesa. Portanto, a alimentação equilibrada e balanceada é capaz de fornecer nutrientes e contribuir para manter essas defesas integras e ativas.

“Nutrir o organismo com a ingestão de alimentos naturais, ricos em vitaminas e minerais, é uma das formas de garantir o bom funcionamento do nosso sistema de defesa. Devemos ingerir uma combinação de frutas, verduras, legumes, raízes, tubérculos, cereais, feijões, castanhas e sementes, que fornecem nutrientes e substâncias importantes para o organismo, como ômega 3, as vitaminas C, D e E e minerais como zinco, magnésio e selênio”, indica a docente.

Entretanto, Marina alerta que para os nutrientes serem benéficos, eles devem ser consumidos com moderação. Por exemplo, o selênio, em níveis adequados, auxilia em processos anti-inflamatórios, mas em excesso provoca justamente inflamações. Outra dica é que a alimentação equilibrada, com diversos nutrientes, é mais eficiente que o consumo de polivitamínicos, hoje vendidos costumeiramente em farmácias.

“Nada substitui o consumo de alimentos in natura, assim como a ingestão adequada de calorias, que é vital para garantir a boa imunidade. Por exemplo, dietas hipocalóricas, provocam baixa atividade das células de defesa, deixando o organismo suscetível a doenças. E dietas hipercalóricas, ricas em gordura e açúcares, provocam um estado constante de inflamações, sobrecarregando e deprimindo o sistema imunológico”, orienta a profissional.

Ainda para garantir o bom funcionamento do organismo e a imunidade alta, a ingestão de água é indispensável, já que a desidratação faz com que o sangue fique menos fluido, prejudicando a produção e transporte das células de defesa. São pontos importantes também garantir a prática da atividade física moderada, ter um sono de qualidade e manter o bom humor, pois, somados à alimentação equilibrada, auxiliam a qualidade de vida e o reforço de um sistema imunológico fortalecido para enfrentar as baixas temperaturas.

 

Alta demanda

De acordo com um estudo da agência de pesquisas Euromonitor, divulgada em parceria com o Sebrae, o consumo de alimentos saudáveis no Brasil está aumentando. A ampliação da demanda por produtos do tipo é resultado direto da busca por melhor qualidade de vida, levando o setor a crescer 98% nos últimos anos. Além disso, segundo o levantamento, 28% dos brasileiros já buscam consumir alimentos nutricionalmente positivos e que garantem bem-estar e saúde.

E para quem deseja se qualificar nas áreas de alimentação e gastronomia, o Senac São Carlos oferece inúmeros cursos, como Alergias e Intolerância Alimentares: fundamentos e gastronomia, Aproveitamento Integral dos Alimentos, entre outros. Para saber mais acesse: www.sp.senac.br/saocarlos.

 

Serviço:

Senac São Carlos

Local: Rua Episcopal, 700, Centro, São Carlos - SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/saocarlos

Rodrigo Stein

Vendedor e Jornalista.
Ajudo a compor as materias e deixar a rádio sanca mais conhecida positivamente na cidade

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/rodrigo-stein
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
Propagandas gratuitas right 2