SÃO CARLOS/SP - As crianças desde muito cedo começam a brincar e imaginar o que querem ser quando crescer, em um minuto dizem que querem ser cientista, no minuto seguinte já são médicos, vendedores, jogadores, professores e por aí vai...
Acontece que essa criança ao chegar à adolescência precisa fazer essa escolha, que muitas vezes acontece sem preparo e autoconhecimento para tal decisão, carregando um peso de fazer a escolha “certa que será para vida” e que precisa ser bem sucedida, além de estar envolta de toda pressão de passar no vestibular.
Como conseguir manter a saúde mental em meio a tudo isso e conseguir fazer uma escolha consciente nesse momento importante?
É natural que com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, o adolescente tenha dúvidas, porém, temos que ter muito cuidado com as angustias e ansiedades geradas com essa demanda.
Para isso é preciso que tenhamos alguns cuidados nesse momento de escolha:
- - O primeiro passo importante para conseguir passar bem por esse processo é compreender que essa é uma escolha individual, que deve ser realizada com autoconhecimento e conhecimento do mercado de trabalho. Os pais podem e devem auxiliar, conversando, orientando, prestando atenção em como está o processo de escolha na vida do adolescente, porém, essa escolha não deve ser por ninguém além do adolescente.
- - Ao contrário do que muitas vezes é falada, essa não é uma escolha única e irreversível. Precisamos sim, lidar com maturidade, autonomia e responsabilidade nesse processo, porém, sem esse peso de ser “a escolha da vida”.
- - Outro ponto importante é não deixar essa escolha para última hora, pensar na profissão apenas no momento de fazer a inscrição do vestibular pode tornar esse momento muito mais difícil.
- - O processo de escolha requer um processo, que exige do individuo a maturidade e autonomia.
Se você percebe que esse momento está sendo difícil o melhor é buscar ajuda profissional, na psicologia temos o processo de orientação profissional que conta com técnicas e testes voltados especificamente para esse momento importante e que pode e deve ser leve e tranquilo, com melhor qualidade de vida para o adolescente.
*Texto escrito por Thaise Fernanda Mendes de Soares – CRP 06/128703
Programa Confortável Mente
Instagram: @confortavelmente_psi
Facebook: Confortável Mente