Unidade tem previsão de oferecer até 250 consultas e 400 exames mensais
SÃO CARLOS/SP - O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh) oferece atendimento especializado em Ginecologia e Obstetrícia para mulheres de São Carlos e região por meio do Centro de Cuidado Integrado à Mulher. O espaço foi estruturado para promover atendimento a casos referenciados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e a previsão é que sejam realizadas mensalmente 250 consultas ambulatoriais e 400 exames de apoio diagnóstico.
Além dos médicos ginecologistas do corpo clínico do HU e de professores do Departamento de Medicina da UFSCar, o Centro também contará com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, dentre outros, garantindo à mulher um atendimento integral e resolutivo, já que ela terá acesso, no mesmo local, às consultas médicas e aos exames prescritos.
No atendimento ambulatorial, haverá consultas em diferentes especialidades dentro da Ginecologia e Obstetrícia: ambulatório de Planejamento familiar, incluindo a inserção de dispositivo intrauterino (DIU) e implantes contraceptivos e orientações para o adequado planejamento das famílias; ginecologia endócrina e reprodução humana, atendendo pacientes com problemas hormonais e mulheres que querem engravidar, além de assistência em patologia do trato genital inferior, sexualidade e uroginecologia. Também haverá atendimento para gestantes de alto risco, incluindo medicina fetal e diabetes gestacional. Além disso, serão realizados procedimentos como ultrassonografias, biópsias de colo uterino e das mamas, histerossalpingografia (exame para avaliação da permeabilidade tubária), histeroscopia e laparoscopia.
Rodrigo Alves Ferreira, Diretor Técnico do HU, aponta que "o Centro vai oferecer atendimento de primeira qualidade para as mulheres de São Carlos e região". Serão atendidas mulheres de todas as idades, da pré-adolescência à senilidade, nos mais diversos problemas de saúde femininos. O local também é um importante cenário de prática para cursos de graduação da área da Saúde, como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Educação Física, dentre outros; além da residência médica em Ginecologia e Obstetrícia.
Suelen Vitoria Diniz dos Santos, paciente atendida no HU já há sete anos, está satisfeita com o serviço ofertado no Centro de Cuidado Integrado à Mulher. "Todas as vezes que necessitei de atendimento, era encaminhada ao Hospital Universitário, normalmente para o Clínico Geral. Hoje eu vim encaminhada para o ginecologista. Fui super bem atendida e instruída para o meu caso. Eu não tinha conhecido essa nova parte do Hospital e vi que a estrutura ampliou e a melhoria foi muito boa. Os médicos já fizeram todos os encaminhamentos para os exames que necessito. Tive um bom atendimento pelo médico e pelos residentes", afirmou.
Recursos
As consultas voltadas ao atendimento à mulher já eram realizadas no HU, mas o recebimento de recursos por meio de emendas parlamentares possibilitou a organização do espaço e o aprimoramento da infraestrutura necessários para ampliar a oferta e a qualidade dos serviços. As emendas foram possíveis por iniciativas dos deputados Ivan Valente (federal) e Isa Penna (estadual), com intermédio do vereador de São Carlos Djalma Nery, todos do PSOL. O valor recebido pelo HU é de R$2,25 milhões e está sendo empregado na aquisição de equipamentos e custeio de produtos mensais.
Fábio Fernandes Neves, superintendente do HU, reforça a importância do Centro no atendimento global às mulheres da região com a oferta de consultas especializadas, exames complementares e procedimentos cirúrgicos, e destaca que esse cuidado só está sendo possível pelo empenho dos deputados e vereador. "O HU agradece o envolvimento dos parlamentares que acreditaram no projeto", conclui.