SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos realiza no próximo sábado (26/11), das 9h às 13h, um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, no residencial Eduardo Abdelnur.
Os Agentes de Combate às Endemias, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, vão fazer a vistoria de imóveis com eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e recolhimento de inservíveis encontrados nas áreas de risco.
“Vamos orientar a população com relação às medidas que devem ser tomadas para manter o ambiente livre de criadouros do mosquito e passar orientações sobre os sintomas das arboviroses. A eliminação dos criadouros ainda é a medida mais eficaz para combater o mosquito Aedes aegypti”, garante Denise Scatolini, chefe da Seção de Apoio à Vigilância em Saúde e Informação do Departamento de Vigilância em Saúde.
Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, diz que o objetivo do Mutirão também é alertar a população sobre a situação epidemiológica da cidade. Pedimos para que as pessoas com qualquer sintoma da doença, como febre alta, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira, procurem a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência”, alerta a diretora.
Ações simples como remover a água dos pratos das plantas, remover ou colocar os pneus em locais cobertos, limpar o quintal removendo materiais (inservíveis) que possam acumular água, limpar as calhas do telhado, vedar depósitos de água, manter materiais de construção em local coberto, lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação, tratar a água das piscinas e colocar o lixo em sacos plásticos e descartar corretamente, evitam criadouros do mosquito.
Denise Scatolini também confirmou que na próxima sexta-feira (25/11), das 8h às 17h, a Equipe Municipal de Combate às Endemias vai realizar uma ação de comunicação social no Terminal Rodoviário Paulo Egídio Martins. “A atividade faz parte da Semana Estadual de Mobilização Social Contra o Mosquito Aedes aegypti e tem como objetivo a promoção de ações de manejo integrado do meio ambiente que resultem na diminuição da oferta de criadouros e na infestação pelo vetor. No trabalho de Comunicação Social os agentes apresentarão recomendações aos viajantes”, finaliza a chefe da Seção de Apoio à Vigilância em Saúde e Informação, lembrando que os agentes continuam trabalhando nos bairros, inclusive realizando a atividade de Bloqueio - Controle de Criadouros, quando são registrados casos positivos de Dengue ou outra arbovirose.
Em 2022 já foram registradas em São Carlos 4.159 notificações, com 1.849 casos positivos de Dengue, sendo 1.758 autóctones e 91 importados com 1 morte registrada. Para Chikungunya foram registradas 52 notificações, com 51 casos descartados e 1 aguardando resultado de exame. Para Febre Amarela foram registradas 2 notificações com 2 resultados negativos. Para Zika foram registradas 19 notificações, com 19 casos descartados.
Os moradores que tiverem alguma dúvida sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti podem entrar em contato com a Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias pelo telefone (16) 3307-7405.