SÃO CARLOS/SP - A partir da próxima semana, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) localizadas nos bairros Redenção, Cidade Aracy, Vila São José e Santa Felícia, em São Carlos (SP), não realizarão mais atendimentos exclusivos para dengue no horário estendido às segundas e terças-feiras, até as 20h. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta sexta-feira, 30 de maio de 2025, em resposta à redução no número de casos da doença.
Dados recentes mostram que os diagnósticos de dengue na cidade caíram de 502 para 296 na última semana de maio, refletindo uma menor demanda por atendimentos noturnos. As UBSs continuarão oferecendo assistência para casos de arboviroses durante o horário padrão, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.
De acordo com a SMS, o Departamento de Vigilância em Saúde acompanhará os números semanalmente para avaliar a necessidade de retomar o atendimento em horário ampliado. A suspensão do serviço noturno reforça a estratégia de adequar os recursos de saúde à situação epidemiológica, mantendo a atenção contínua à dengue e outras arboviroses.