SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos publicou, no Diário Oficial do Município de quarta-feira (23/7), o edital de convocação para a terceira fase do concurso público para o cargo de agente de trânsito, conhecidos também como “amarelinhos”. Nesta etapa, 38 candidatos que já foram aprovados nas fases anteriores — prova objetiva, exame antropométrico e teste de aptidão física — são chamados para a Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório. A avaliação será realizada no dia 2 de agosto (sábado), na Fidelis Psicologia, que fica na Rua Padre Teixeira, nº 1.781, no Centro da cidade, com horário e orientações disponíveis no site do Instituto Nosso Rumo (nossorumo.org.br), banca organizadora do concurso.
O objetivo da Avaliação Psicológica é analisar o perfil comportamental dos candidatos. Os testes aplicados seguem rigorosamente as normas do Conselho Federal de Psicologia e poderão ser realizados de forma individual ou coletiva. A presença do candidato no horário e local marcados é obrigatória, sendo exigido documento de identidade original e em perfeitas condições para identificação.
O concurso público foi lançado por meio do Edital nº 003/2024, oferecendo 29 vagas efetivas mais cadastro reserva. O salário inicial é de R$ 3.522,00, com jornada de 40 horas semanais. Os requisitos incluem ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação nas categorias “A e B”, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, idoneidade moral e ausência de antecedentes criminais. O processo seletivo foi composto por diversas etapas eliminatórias, incluindo prova objetiva, avaliação física, avaliação psicológica, exames médicos e toxicológicos, além de investigação social e comportamental. Todos os detalhes estão disponíveis no site da banca organizadora, o Instituto Nosso Rumo.
“A atuação dos agentes de trânsito é essencial para garantir a segurança viária e a mobilidade urbana em São Carlos. Por isso, essa fase de avaliação psicológica é fundamental para selecionar profissionais preparados para lidar com situações do dia a dia, destacou o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki.