fbpx

Realizar Acesso

Usuário *
Senha *
Lembrar
 
Gilberto Gil Gilberto Gil Divulgação

BORA TESTAR reúne Festival Demarcação Já com Gilberto Gil e DJ MAM em Live em prol das comunidades indígenas

Escrito por  Ago 11, 2020

Evento arrecada 50% do valor para levar teste de Covid-19 para aldeias do país e campanha continua

São Paulo/SP – A noite do sábado, dia 8, foi para conscientizar que a pandemia da Covid-19 já atingiu ao menos 145 povos indígenas em terras brasileiras e há mais de 21 mil casos notificados nas aldeias do país. O projeto social Bora Testar em parceria com o DJ MAM reuniu Gilberto Gil e grandes estrelas da música brasileira, como Criolo, Margareth Menezes e Chico Cesar, e também das artes visuais, audiovisual e cinema, como Ernesto Neto, Oskar Metsavaht e Letícia Sabatella, para participação da Live Demarcação Já Remix.

O evento também trouxe artistas indígenas, a cantora DJuena Tikuna e o coral Guarani Tenonderã. Um momento de união entre povos com participação de artistas aborígenes da Austrália transformando a atração em um misto de documentário, exposição artística e muita música, alternada com o refrão que cantava por demarcação das terras indígenas.

Dezenas de pessoas pediam para que os povos indígenas fossem mantidos em suas terras e pediam demarcação já para os guardiões da terra, que vem sendo atacada por garimpeiros e por grandes queimadas produzidas por um desmatamento sem controle.

A Live reuniu quase 4 mil participantes e até o momento chega a 50 mil visualizações. “Foi um grande sucesso que incentiva a campanha a seguir”, afirma Claudia Daré, uma das organizadoras da campanha. O público participou e ajudou a arrecadar mais de 50% do valor proposto para viabilizar a compra de testes rápidos para as comunidades indígenas mais vulneráveis em parceria com a APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).

Projeto Bora Testar

Criado e idealizado pela AlchemyLatam Intersect PR e Outdoor Social, a partir da necessidade de atender uma parcela da população em maior estado de vulnerabilidade ao contágio por Covid-19, o projeto Bora Testar quer levar para todo o país testes de diagnóstico às favelas e comunidades periféricas das grandes cidades (incluindo aldeias indígenas). O objetivo é ajudar a preservar a saúde dessa população, além de gerar dados que traduzam melhor a realidade desses locais.

Com quatro pilares básicos: informação, triagem, exames com moradores sintomáticos e rastreamento, a campanha quer barrar a disseminação e a letalidade do coronavírus nesses territórios. Diversas ações estão sendo realizadas para atrair mais doadores e arrecadar mais recursos que serão todos destinados à compra de testes.

Para contribuir, com qualquer valor a partir de 10 reais, basta acessar a plataforma de arrecadação  ou o QRCode

Demarcação Já Remix  

Disponibilizada através do selo Sotaque Carregado (The Orchard), a série de remixes da música "Demarcação Já", que inspirou o nome do programa, foi lançada como uma campanha pela demarcação das terras indígenas liderada pelo Greenpeace em parceria com a APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, e apoiada pelo Instituto Socioambiental (ISA), a gravação contou com dezenas de artistas de peso da MPB.

A partir disso, o DJ MAM reuniu a colaboração de mais de 30 artistas de oito países, e transformou em um projeto de mini remixes que são lançados mensalmente. Os primeiros lançamentos trouxeram Gilberto Gil e Céu, respectivamente remixados por Tropkillaz, Telefunksoul e Freelion, seguidos por Maria Bethânia e Zeca Baleiro, pelos beats de El Búho e do DJ Waldo Squash. O mais recente conta com o paraibano Chico César, remixado por seu conterrâneo, Furmiga Dub, e com o BaianaSystem, remixado pelo Digitaldubs. Tudo junto e misturado pelo DJ MAM, que incluiu frases de ordem da líder indígena, Sônia Guajajara. Tudo está disponível nas plataformas digitais como Spotify,  ITunes, Deezer e outros.

Redação

Redação Radio Sanca Web TV


E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Setembro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30