SÃO PAULO/SP - Quando o assunto é Páscoa, dois alimentos vêm à nossa mente. O primeiro deles é o chocolate, que acabou virando símbolo da celebração. E o segundo, o bacalhau, tradicional prato para o almoço de domingo. Para se deliciar com ambos os ingredientes sem deixar de manter uma alimentação saudável na Páscoa, você aprenderá 4 receitas cheias de sabor para degustar sem nenhuma culpa e dicas para permanecer com uma alimentação balanceada no feriado.
Dicas para uma alimentação balanceada na Páscoa
- Prefira os chocolates amargos ou meio amargo. Chocolates com teor de cacau acima de 50% são os que possuem melhor perfil nutricional e mais nutrientes. O chocolate branco, por ser feito da manteiga do cacau, é o que possui mais gordura.
- Consuma o chocolate com frutas picadas. Banana, morango, kiwi e uva verde sem caroço são ótimas opções. As frutas enriquecem a sobremesa ou o lanche com fibras, o que faz com que a absorção do açúcar pelo organismo seja mais lenta do que quando comparado ao consumo puro de chocolate.
- Prefira comer o chocolate como sobremesa, após as grandes refeições. Como você vai estar saciado pela comida, dificilmente vai conseguir comer o chocolate em grandes quantidades.
- Caso ganhe muitos chocolates ou ovos de Páscoa, pense em dar e dividir com amigos. Os que você já abriu, quebre em pedaços menores e guarde em um pote na geladeira ou no freezer. Assim você pode pegar só um pedacinho quando tiver vontade. Saborear o chocolate bem gelado deixando ele na boca durante um tempo maior não só sacia a vontade de comer doce, como faz com que o consumo seja em porções muito menores do que quando comparados a um chocolate à temperatura ambiente.
Atenção aos rótulos! Os chocolates diet, apesar de não possuírem açúcar, podem conter grande quantidade de gordura, o que não os torna uma opção favorável para quem busca a perda de peso.
Receita para uma alimentação balanceada durante a Páscoa
Bacalhau à moda espanhola
Ingredientes
- 2 colheres de chá de azeite de oliva
- 1 cebola grande em rodelas
- 2 dentes médios de alho picados
- 1 colher de chá de páprica
- 1 pimentão verde em rodelas
- 1 pimentão vermelho em rodelas
- 1 lata de tomates pelados, ligeiramente amassados, com suco
- 500g de bacalhau cru
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 200°C. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue levemente a cebola e o alho, por 2 minutos. Acrescente a páprica, os pimentões em rodelas e o tomate pelado. Deixe cozinhar até começar a ferver. Em um tabuleiro grande, coloque a mistura de pimentões. Arrume as postas de bacalhau delicadamente por cima e cubra com papel alumínio. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até o bacalhau ficar macio.
GUIA DA COZINHA