fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Mesmo com menor transmissão que a Covid-19, momento é de absoluto alerta com varíola dos macacos, aponta especialista

Escrito por  Set 14, 2022

SÃO PAULO/SP - O Ministério da Saúde já confirmou 4.458 casos - com dois óbitos registrados - de varíola dos macacos em todo o território nacional. O montante coloca o Brasil na terceira colocação entre as nações com mais infectados pela doença no mundo. Diante desses números, Euclides Matheucci, diretor científico e sócio-fundador do Grupo DNA, que abrange as marcas DNA Consult, DNA Club, DNA Pets e DNA School, chama atenção para o momento e alerta que é hora da população redobrar a atenção e cuidados, a fim de diminuir a contaminação.

Segundo o especialista, que também é Professor e Orientador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o primeiro passo para frear o crescimento da doença é fazer com que o público tenha conhecimento sobre as principais informações referentes aos riscos, causas e tratamentos da enfermidade. “Embora tenha menor índice de transmissão em uma comparação com a Covid-19, o momento pede absoluta atenção e educação referente a varíola dos macacos”, avalia.

Tendo como principais sintomas a febre súbita, forte e intensa, dor de cabeça, náusea, exaustão, cansaço e fundamentalmente o aparecimento de gânglios (inchaços popularmente conhecidos como "ínguas"), que podem acontecer tanto na região do pescoço, na região axilar, como na região perigenital, além de feridas ou lesões pelo corpo, a varíola do macaco tem duração média entre duas e quatro semanas. No entanto, o intervalo de incubação do vírus até o início dos sinais e sintomas da monkeypox é tipicamente de 3 a 16 dias, podendo chegar até a 21 dias. 

Tendo esses períodos em mente, Euclides também traz os cuidados necessários para evitar a contaminação deste vírus. “Evitar contato direto com pessoas contaminadas e com objetos pessoais de uma pessoa infectada são os meios essenciais de prevenção contra a doença”, explica o diretor científico do Grupo DNA, que destaca ainda a importância da higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel antes de comer ou tocar no rosto.

Para isso, o profissional ressalta ainda a importância do diagnóstico da doença, que é feito a partir de uma análise laboratorial por meio de um teste molecular ou sequenciamento genético. “É extremamente importante todos terem em mente que os casos suspeitos já devem contar com os pacientes isolados antes mesmo da confirmação do resultado visto que, somente interrompendo a interação deste possível paciente, iremos barrar a propagação do vírus”, avalia. 

Já referente ao tratamento, o especialista explica que a varíola dos macacos é uma doença atrelada ao chamado tratamento de suporte, quando não há um medicamento direcionado, mas exige alguns cuidados extras de acordo com as  manifestações patológicas. “A hidratação e a higienização das lesões são passos fundamentais, porém é importante estar atento aos sintomas. Se o paciente estiver com dor de cabeça, tomar um remédio analgésico, se estiver com febre, tomar um antifebril e, fundamentalmente, nos casos de lesões mais significativas, algumas medicações podem ser consideradas após avaliação médica”, explica.

Por fim, outro passo importante visando o combate contra a varíola dos macacos está na vacinação. Atualmente, a Organização Pan-Americana de Saúde e a Organização Mundial da Saúde estão negociando a aquisição da vacina contra a doença e medicamentos antivirais para o tratamento do vírus. A expectativa é de que 50 mil doses sejam aplicadas ao Brasil nos próximos meses.

Sobre o Grupo DNA

O Grupo DNA é uma empresa de biotecnologia que trabalha com genética molecular, criada em 1996 na cidade de São Carlos-SP.  A partir de resultados das análises genéticas oferecidas, é possível identificar a condição clínica do paciente e oferecer tratamentos específicos, além de contribuir para a prevenção de doenças. Para atuar, a empresa possui todas as certificações e habilitações da ANVISA, Vigilância Sanitária, Instituto Adolfo Lutz e certificação DICQ. Mais informações em www.dnaconsult.com.br

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.