SÃO PAULO/SP - O volume de vendas no comércio varejista cresceu 0,5% na passagem de setembro para outubro. Foi a primeira alta significativa do indicador desde março. O setor também mostrou expansão frente a outubro do ano passado de 1,1%, acumulando alta de 1,5% no ano e de 1,7% nos últimos 12 meses. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE.
Segundo o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, o volume de vendas registrado em outubro cresceu em sete dos oito setores investigados.
"As principais foram equipamentos para escritório, informática e comunicação, que teve um resultado bastante influenciado por celulares e computadores; Combustíveis e lubrificantes; e, também, móveis e eletrodomésticos, puxado sobretudo por eletrodomésticos desta vez", relatou.
O único resultado negativo foi em tecidos, vestuário e calçados de -0,3%, principalmente pela parte de vestuário, de produtos de moda e acessórios. Iniciada em 1995, a Pesquisa Mensal de Comércio traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado.
Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional































