fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Governo de SP amplia Tabela SUS Paulista para hospitais e entidades municipais Foto: Pablo Jacob/Governo de São Paulo

Governo de SP amplia Tabela SUS Paulista para hospitais e entidades municipais

Escrito por  Ago 31, 2025

SÃO PAULO/SP - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou a inclusão dos hospitais municipais na Tabela SUS Paulista. A medida, lançada durante o 67º Congresso Estadual de Municípios, em São Paulo, contempla cerca de 100 hospitais de mais de 70 cidades, atendendo a um pleito histórico dos municípios e fortalecendo o financiamento da atenção especializada.

A iniciativa inédita no país se soma ao IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal), programa que financia a Atenção Básica em todos os municípios do Estado. Desta forma, São Paulo consolida uma estratégia integrada de financiamento, garantindo recursos tanto para a atenção primária em saúde, quanto para a atenção especializada e hospitalar.

“Nós vamos levar a Tabela SUS Paulista para os hospitais municipais, para que a gente faça a remuneração dos procedimentos hospitalares. Isso vai atender 74 municípios. Temos vários municípios que já não dão conta de fazer o custeio e às vezes não sabem como a conta vai fechar. Quando a gente acerta a Tabela SUS, a gente está dando perenidade, a gente está dando essa certeza”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Desde 2024, o Governo de São Paulo complementa os valores pagos pela tabela nacional do SUS, com recursos do Tesouro Estadual. A Tabela SUS Paulista garante remuneração até cinco vezes maior do que a tabela federal, ampliando a oferta de procedimentos, reduzindo filas e fortalecendo a rede hospitalar.

Com a expansão para os hospitais municipais, estes passarão a receber os repasses adicionais por meio da Secretaria de Estado da Saúde. Os recursos serão destinados ao financiamento de procedimentos de média e alta complexidade e transferidos conforme a produção registrada nos sistemas oficiais do SUS. Atualmente, existem oito mil leitos sob gestão dos municípios, sendo mil leitos de UTI.

Para aderir ao programa, os municípios deverão formalizar a participação, registrar a produção hospitalar nos sistemas de informação e integrar seus leitos à regulação estadual.

O governador anunciou ainda que os municípios irão receber 200 ambulâncias e 300 máquinas e equipamentos para fazer a manutenção das extensões de estradas rurais. “Vocês podem e devem contar com o Governo do Estado de São Paulo. As portas estão abertas e isso não depende do tamanho do município, não depende da quantidade de eleitores”, destacou Tarcísio de Freitas.

 

 

GOVERNO DE SP

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.