Devido ao calor intenso, consumo de água no município aumentou significativamente. Prefeitura faz manobras na rede de distribuição e pede consumo consciente
IBATÉ/SP - A Prefeitura de Ibaté, por meio de seu Departamento de Água e Esgoto (DAE), está realizando uma série de manobras na rede de distribuição para garantir o abastecimento de água no município.
Devido às altas temperaturas nos últimos dias, o consumo de água no município aumentou muito, comprometendo o abastecimento em alguns pontos de Ibaté. Segundo a equipe do DAE, mesmo com a seca, os níveis dos poços não diminuíram e não houve problemas ou falhas técnicas.
A captação para abastecimento de água em Ibaté é feita, exclusivamente, de poços profundos, o que garante o nível dos reservatórios da cidade mesmo durante o período de estiagem, quando quase não chove.
Ibaté possui oito poços profundos, cinco deles com uma captação de 100 mil litros de água por hora; dois com 40 mil litros e o poço do Jardim do Bosque, que faz a captação de 20 mil litros por hora. Até o fim deste ano será finalizada a obra de um novo poço, no CDHU, com capacidade para mais 100 mil litros de água por hora.
Para os próximos dias, ainda com previsão de altas temperaturas, a Prefeitura de Ibaté está orientando a população para que sejam tomadas medidas de consumo consciente de água, como:
• Não lavar calçadas, carros, nem trocar a água de piscinas, entre outras práticas do gênero;
• Juntar as roupas antes de lavar na máquina ou no tanque. Não lavar uma ou duas peças por vez e aproveitar a água do enxágue para lavar o quintal ou a calçada;
• Tomar banhos rápidos e, ao se ensaboar, fechar o registro;
• Ao escovar os dentes, fechar a torneira e, ao enxaguar a boca, utilizar um copo com água;
• Usar um regador para molhar as plantas e jardins e optar por fazer de manhã ou noite, quando a evaporação da água é menor.