Vacina da influenza está disponível nas UBSs e PSFs do município até as doses terminarem. Município ainda precisa imunizar, principalmente, crianças menores de cinco anos
IBATÉ/SP - A Secretaria Municipal da Saúde de Ibaté, por meio da Vigilância Epidemiológica, continua a vacinação contra a gripe (vírus Influenza) no município. Apesar da campanha ter sido encerrada no Estado de São Paulo em 31 de agosto é possível se imunizar em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Programa Saúde da Família (PSF) de Ibaté, enquanto houver doses disponíveis.
A vacinação contra a gripe foi estendida para toda a população e não apenas para os grupos prioritários, como idosos, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde. Segundo Paula Salezzi Fiorani, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ibaté, o município ainda precisa imunizar, principalmente, crianças menores de cinco anos. "Todos que ainda não tomaram a vacina podem ser vacinados, mas é importante destacar que as crianças, gestantes, mulheres em pós-parto e pessoas de 55 a 59 anos também podem e devem receber a vacina".
A imunização contra influenza está sendo amplamente recomendada já que evita complicações da gripe, diminuindo o número de pacientes com problemas respiratórios e minimizando, assim, os impactos sobre os serviços de saúde em meio à pandemia do novo Coronavírus.
As equipes das UBSs e PSFs de Ibaté estão preparadas e seguindo todos os protocolos sanitários para minimizar os riscos relacionados à Covid-19, durante a vacinação. A orientação é que o munícipe também colabore, na hora da vacina, com o uso obrigatório de máscara e mantendo o distanciamento social.
Para vacinar basta apresentar a carteira de vacinação ou um documento de identificação com foto, caso a pessoa não tenha a carteirinha.