IBATÉ/SP - A Prefeitura de Ibaté realiza nesta sexta (8) e sábado (9), das 8h às 16h, mais um Mutirão Contra o Mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika vírus.
A ação será direcionada, principalmente, aos bairros Jardim Primavera, Residencial José Giro e Jardim Cruzado I e II, onde estão sendo registrados os maiores índices de casos.
Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde, conta que além de recolher entulhos e materiais inservíveis, o mutirão visa conscientizar os moradores sobre os riscos da doença, que pode matar, e orientar para que mantenham suas casas limpas e tomem medidas simples que evitam a propagação da dengue. “Podem ser depositados nas calçadas entulhos, móveis velhos, pneus, latinhas, garrafas, enfim, tudo que ajude acumular água parada”, contou.
Os funcionários da prefeitura passarão com caminhões e maquinários, recolhendo objetos descartados pela população. “É de extrema importância que a população aguarde o anúncio do carro de som ou dos agentes para depositarem os materiais na calçada”, conta a secretária da Saúde. “Não será permitido o descarte de entulhos, os quais devem ser depositados nas caçambas que já são disponibilizadas pela prefeitura”, completou.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Salezzi Fiorani, informa que Ibaté já confirmou 149 casos de dengue, desde o início de ano. “Não podemos descuidar, a Dengue é uma doença grave que pode levar o paciente à morte”, alertou.
Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti é necessário manter bem tampados caixas, tonéis e barris de água; colocar o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios; guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo; não deixar água da chuva acumular sobre a laje; encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva; limpar as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água; lavar com frequência, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.