IBATÉ/SP - A Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria de Promoção e Bem Estar Social, está notificando por meio de cartas, famílias que estão em descumprimentos das condicionalidades do Programa Auxílio Brasil, na área de educação e saúde.
O Centro de Referência da Assistência Social de Ibaté - CRAS, de acordo com o Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferência de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social- SUAS, tem como prioridade de atendimento as famílias que recebem o Auxílio Brasil e que, principalmente estão em descumprimento de condicionalidades do referido benefício.
Vilma dos Santos, coordenadora do CRAS, aponta que no relatório do Programa, 48 famílias estão bloqueadas no mês de novembro de 2022 , por motivo de excesso de faltas escolares. "É indispensável que essas famílias que procurem o CRAS com brevidade para agendamento de atendimento individual, e orientações sobre o auxílio, a fim de superar tal vulnerabilidade. O bloqueio é o segundo efeito gradativo que as famílias tem, uma vez que reincidem na situação de descumprimento, nesse caso excesso de faltas escolares", explicou.
Amanda Affonso, coordenadora da Secretaria de Promoção e Bem Estar Social, destaca que as condicionalidades são compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias quanto pelo poder público para reforçar o acesso das famílias a direitos sociais básicos. "Para receber o Auxílio Brasil, é preciso cumprir requisitos de saúde, como vacinação e acompanhamento nutricional de crianças menores de sete anos e pré-natal de gestantes, e de educação, como taxas mínimas de frequência escolar", concluiu.
O CRAS Cruzado está localizado na rua João Fabiano, 10, no Jardim Encanto do Planalto, em Ibaté, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com agendamento presencial ou pelo telefone 16 3343-5985.