Arrastão, realizado pela Prefeitura nos bairros Popular e Encanto do Planalto, contabilizou mais de mil casas visitadas e a retirada de 16 caminhões de lixos
IBATÉ/SP - Em uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, Serviços Públicos e Fiscalização, a Prefeitura de Ibaté realizou na última semana um Arrastão contra a Dengue no bairro Popular e no bairro vizinho Encanto do Planalto.
Durante o arrastão, agentes da Prefeitura visitaram as residências orientando, distribuindo material informativo e retirando de quintais e áreas externas objetos parados que poderiam acumular água, como latas, pneus, garrafas pet, lonas, sacolas plásticas, pratos de plantas, utensílios velhos etc.
No bairro Popular, os agentes visitaram 848 casas e a equipe percorreu 30 quarteirões, com a retirada de 10 caminhões de lixo e três caminhões de material reciclável. Já no bairro Encanto do Planalto, foram percorridos 17 quarteirões, com a retirada de mais três caminhões de lixo e a visita de mais 296 casas. Nos dois bairros, cinco casas foram notificadas para limpeza.
Paula Salezzi Fiorani, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ibaté, destacou que esse é um trabalho preventivo necessário neste período de chuvas, quando aumenta a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. "Apesar da situação controlada em Ibaté, as orientações e os cuidados para eliminar criadouros do aedes aegypti devem continuar, principalmente, durante as chuvas. O ciclo de vida do mosquito é de 7 a 10 dias, por isso, cada munícipe deve fazer a limpeza de seu quintal uma vez por semana".
Ibaté vem realizando um trabalho contínuo contra a Dengue, com ações que são intensificadas no período de chuvas. No início do ano, a Prefeitura se mobilizou com mutirões nas residências para eliminar criadouros, fez a distribuição de material informativo em semáforos e no comércio e pedágios com faixas e cartazes para conscientizar a população sobre os perigos da doença. A Rede Municipal de Ensino também participou das atividades, desenvolvendo com os alunos projetos pedagógicos sobre o tema.
O último caso confirmado de Dengue no município foi no dia 19 de junho. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Ibaté, atualizados nesta quarta-feira (23), em 2020 o município registrou 24 positivos de Dengue, com 139 casos notificados, sendo que 114 deram negativos. Nessa atualização, apenas um caso suspeito da doença aguardava resultado.