IBATÉ/SP - Durante o mês de Outubro, a Prefeitura de Ibaté, através da Secretaria Municipal da Saúde, tem promovido e executado o “Plano de Ação do Outubro Rosa”, com diversas atividades no Centro de Referência da Saúde da Mulher "Dr. Wilson Pozzi", popularmente conhecido como Casa Rosa.
Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde, explica que esse plano de ação compreende na realização de um ciclo de palestras na sala de espera, versando sobre alimentação em gestantes; neonatos (com incentivo ao Aleitamento Materno); controle de obesidade na vida adulta (com enfoque na prevenção ao Câncer de Mama); atendimento de livre demanda à coleta do exame Papanicolau; além de orientações sobre o câncer de útero, realização de Mamografias e autoexame de Mama.
“O mês de outubro é marcado mundialmente por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade”, explica a secretária.
Elaine ressalta que além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade da realização do autoexame das mamas, as ações também têm a finalidade de conscientizar sobre a importância da nutrição adequada na prevenção do câncer de mama, bem como, na realização do exame Papanicolau. “O câncer de mama, infelizmente, é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. O número de mortes continua em alta, especialmente, por causa do grande número de diagnósticos tardios, ou seja, com o câncer em estado avançado”, explica.
Estudos recentes apontam como fator de risco os hábitos alimentares, revelando que nenhum alimento isolado possui efeito protetor contra o câncer, porém, o seu desenvolvimento pode estar relacionado com a inadequação alimentar. “Nosso plano de ação busca levar conhecimento, ofertando serviços de saúde que causem impactos na alimentação que ajudam diretamente na prevenção do câncer de mama, além de mobilizar a sociedade sobre os impactos da nutrição adequada da infância até a vida adulta”, finaliza a secretária municipal.