SANTA RITA DO PASSA QUATRO/SP - Estamos vivenciando uma grave crise devido a Covid-19 e, graças a falta de aulas nas escolas e os ventos própricios à cultura de soltar pipas, muitas crianças e jovens aderem à uma prática muito perigosa, o uso de linhas cortantes. No final de semana em Santa Rita, o retrovisor de um carro foi atingido por uma linha cortante e felizmente ninguém se feriu.
Os Policiais Militares estão compromissados com a integridade física das pessoas e resguardar vidas é a nossa missão. Os Militares estão empenhados na fiscalização do uso desse material e advertindo que soltar pipas com linhas cortantes e também sua fabricação é crime conforme a lei Lei nº 17.201, de 4 de novembro de 2019 de São Paulo, que proíbe o uso de cerol ou de qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de papagaios ou pipas.
Em seus artigos a lei destaca que ficam proibidos o uso, a posse, a fabricação e a comercialização de linhas cortantes compostas de vidro moído conhecido como cerol, bem como a importação de linha cortante e industrializada obtida por meio da combinação de cola madeira ou cola cianoacrilato com óxido de alumínio ou carbeto de silício e quartzo moído, ou qualquer produto ou substância de efeito cortante independente da aplicação ou não destes produtos nos fios ou linhas, conhecido como linha chilena/linha indonésia, utilizadas para soltar pipas.
O descumprimento desta lei acarretará ao infrator, quando pessoa física, o pagamento de multa.
Quando o infrator for menor de idade os pais ou os responsáveis responderão pelo menor.
O estabelecimento que for flagrado comercializando linha cortante será autuado, acarretando aplicação de multa e também poderá ter sua inscrição estadual cancelada.
Lembramos a todos que estamos em época de pandemia e o distanciamento social bem como o uso de máscaras são as únicas maneiras possíveis que temos no momento para conter o avanço da Covid-19, orientamos os país e responsáveis das crianças que olhem e conversem com seus filhos sobre o perigo da prática de soltar pipas com linhas cortantes.
Crianças se divirtam de maneira segura e responsável.